O terminal flutuante de passageiros do município Carreiro da Várzea (AM), passa ao menos três meses (setembro, outubro) do ano sobre terra firme, toda vez que o rio Solimões enche além do nível considerado normal.
o equipamento dá apoio, diariamente, a centenas de passageiros que fazem a travessia entre Manaus e cidades, vilas e vilarejos das margens da BR-319, da estrada AM-254 (Manaus-Autazes) e suas vicinais.
Nesse período de interdição imposta pela natureza, as lanchas ligeiras que fazem a travessia entre Manaus e Careiro atracam em um flutuante improvisado, com boas de madeira.
Os passageiros, principalmente os idosos, padecem com as dificuldades de locomoção até o ponto de ônibus e táxi-lotação, na cabeça da pista da BR-319.