Grupo Mediação, da Ufam, elabora livro para registrar 10 anos de pesquisa

Como parte dos preparativos para a celebração de seus dez anos, o Grupo de Pesquisa Mediação vai editar a coletânea de capítulos de relatórios de iniciação científica, dissertações e teses.
Os organizadores da obra são as professoras Dra. Mirna Feitoza Pereira, Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas e o Dr. Wilson de Souza Nogueira.
A iniciativa tem o objetivo de documentar e disseminar a produção de conhecimento gerada no âmbito do grupo.
A chamada para obra, que já está circulando, é exclusiva para as pesquisadoras e os pesquisadores que estiveram vinculados ao Mediação nesse período.
As propostas a serem submetidas devem versar sobre as pesquisas realizadas e orientadas no grupo, da iniciação científica ao pós-doutoramento.
O livro será lançado em 2020, quanto o Mediação completará dez anos de atuação.
Nesse período, acolheu e deu apoio a pesquisa na área de Comunicação Social, com ênfase em Semiótica, contribuindo com a formação de pesquisadores e pesquisadoras nos diversos níveis da educação superior, da iniciação científica ao pós-doutoramento.
Nesses dez anos, o grupo voltou-se ao estudo das Linguagens da Comunicação, linha de pesquisa direcionada à investigação da cultura como espaço de produção de linguagem e comunicação; aos processos do signo e da significação; à construção de sentido; aos textos e às linguagens da cultura; às possibilidades enunciativas, às formas e aos gêneros em circulação nas diversas esferas de comunicação, incluindo os gerados no âmbito da produção cultural, artística e industrial da comunicação.
Promoveu também ações de extensão com a participação das comunidades, grupos, setores, agentes e sujeitos relacionados às temáticas pesquisadas, além da comunidade universitária e demais interessados, abrindo diálogo com a sociedade no processo de construção e disseminação do conhecimento.
Com certificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, participou de seleções públicas e foi contemplado com bolsas e auxílios de agências de fomento, assegurando amparo institucional para a formação de seus pesquisadores e desenvolvimento de seus projetos.