Folkcomunicação inclui boi-bumbá de Parintins em debate acadêmico

Compartilhe:

O boi-bumbá de Parintins foi tema hoje, no terceiro dia da 2.º Jornal de Folkcomunicação na Amazônia, realizada pela Ufam, em Manaus.

Hoje e amanhã, o evento segue no campus do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Zootecnia (ICSEZ) da Ufam, em Parintins.

O tema boi-bumbá de Parintins foi abordado na mesa redonda Folkcomunicação: a mídia dos grupos subalternos, composta pelos professores Adelson Fernando, Allan Rodrigues e Wilson Nogueira, com a coordenação da professora Inara Regina Costa.

No debate, o boi-bumbá e outras manifestações da tradição amazônica foram entendidos como meios de ressonância das reivindicações populares que não estão na pauta dos meios clássicos de comunicação.

O palestrante do dia foi o professor Luiz Artur Ferraretto, que fez uma explanação sobre as mudanças no rádio no mundo das mídias e redes sociais digitais, e os desafios que elas oferecem aos profissionais da área.

No hall do auditório Rio Alalau, onde se realizaram as atividades de ontem, foram expostas 16 fotografias do fotógrafo parintinense Élcio Farias – um recorte do espetáculo Auto da resistência cultural, realizado pelo Garantido no festival folclórico de Parintins, em junho deste ano.

Artistas do Garantido interagiram com o público.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.