Manaus tem 16 atividades culturais grátis neste fim de semana

Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) programou para este fim de semana, em Manaus, 16 atividades culturais, as quais se desenvolverão em espaços sob a sua gestão.

Serão realizados peças teatrais, espetáculos de dança, sessões cinematográficas, exposições de artes plásticas, performance circense e shows musicais.

A programação começa às 9h de hoje, no Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro) e encerra-se por volta das 20h, no Teatro Amazonas.

Confira a programação:

 

HOJE (29/11)

 

9h – O Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro) recebe o Matapi – Mercado Audiovisual do Norte, evento que incentiva o empreendedorismo aos profissionais e estudantes de audiovisual da região Norte.

Gratuito, o Matapi vai possibilitar intercâmbio entre os realizadores, produtores e players, por meio de palestras, oficinas, consultorias, rodadas de negócios e pitchings abertos e com players regionais, nacionais e internacionais.

A programação continuará amanhã.

Indicação classificativa: 14 anos.

14h – Tarde Dançante na Praça Central do Centro de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida (rua Wilkens de Matos, s/nº). Bolerão até  as 19h.

Classificação indicativa: 16 anos.

18h – No Centro Cultural Usina Chaminé (avenida Manaus Moderna, s/nº, Centro), tem apresentação de A morta, espetáculo contemplado no Edital Amazonas Cênico, inspirado livremente no conto homônimo de Guy de Maupassant e encenado pelo Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista (Nupramta-UEA).

Não recomendado para menores de 18 anos.

18h30 – No Teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube, avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro), acontece a 3ª Mostra Sesc de Cinema, com exibição de sete curtas-metragens divididos em dois panoramas: Brasil e Norte, e Amazonas.

Dentro do Panorama Brasil e Norte serão exibidos Da curva pra cá (ES), Guará (GO) e Chamando os ventos: por uma cartografia dos assobios (PA).

No Panorama Amazonas serão exibidos Zana – filho da mata, No rio das borboletas, Príncipe da encantaria e O céu dos índios Desâna e Tuiuca.

19h – Na Galeria do Largo (rua Costa Azevedo, 290, Centro) tem a abertura da exposição Planos íntimos, de Sérgio Andrade.

Em Planos Íntimos, há croquis e scratches feitos entre uma filmagem e outra, esboços inspirativos para personagens e sequências, e tem palavras também, jogadas, salpicadas, molhadas de cores. As telas em vários tamanhos acabam por resgatar o artista para a filigrana de um academicismo ou da figuração pensada, mas o conjunto dos elementos são como um roteiro. Acesso gratuito.

19h – O Centro Cultural Usina Chaminé recebe também o espetáculo Risco, contemplado no Edital Amazonas Cênico, e que tem como contexto a metafórica das sensações e sentimentos que o corpo sofre a partir das adaptações em lugares e em instabilidades que se depara.

Permitindo-o interagir ou se excluir do convívio nesta constante e cotidiana vida. Classificação livre.

20h – No Teatro Amazonas tem apresentação de Balés brasileiros, espetáculo da Série Guaraná XVI, que reúne o Balé Jovem Claudio Santoro, Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas e Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Luiz Fernando Malheiro.

Com duração de duas horas, Balés Brasileiros apresenta Alvorada na floresta tropical (Heitor Villa-Lobos), com coreografia de Sumaia Farias; Romance das Icamiabas (Nivaldo Santiago), com coreografia de Monique Andrade; Imbapara (Oscar Lorenzo Fernández), com coreografia de Adriana Goes; e Maracatu de Chico Rei (Francisco Mignone), com coreografia de Nonato Melo e Remilton Souza.

Classificação indicativa: 10 anos.

AMANHÃ (30/11)

Museu de Numismática permanecerá aberto para divulgar o seu acervo de 35 mil peças

 

 

 

 

 

9h – O aniversário de 119 anos do Museu de Numismática terá programação durante todo o dia no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro).

Além da visita guiada pelo Museu – cujo acervo conta com mais de 35 mil peças, entre moedas, medalhas, cédulas, condecorações e selos –, haverá exposição de diversos colecionadores; palestra A Numismática e a Arqueologia”, com Dênio Mota, gerente do Museu de Numismática, e o arqueólogo Mick Jone Nogueir.

Haverá ainda seminário de Regência de Banda, conduzido pelo maestro Marcelo Vieira, da Banda Sinfônica do Amazonas; palestra O olhar fotográfico, com Sérgio Corrêa e Rômulo Trindade.

18h – Início da parte musical do evento, com show o Romances & Lendas, da Banda Encante; e concerto da Banda Sinfônica do Amazonas. As atividades vão até  as 21h30.

17h – O Parque Rio Negro (rua Beira Mar, 121, São Raimundo) receberá o Roda na Praça, projeto que leva o riso, a arte e a empatia para as praças de Manaus.

É composto por artistas locais que desenvolvem pesquisas em diferentes linguagens artísticas, como palhaço, dança contemporânea, dança aérea, circo e performance; aproximando assim, a arte do público e resgatando praças públicas por sua função primordial: uma área de convívio e de troca.

O projeto foi contemplado no Edital Amazonas Cênico.

18h – No Centro Cultural Usina Chaminé será apresentado Via Nordeste, espetáculo contemplado no edital Amazonas Cênico 2019, e que mostra a trajetória sofrida da migração nordestina para a Amazônia, iniciada com o surgimento do ciclo da borracha. Classificação livre.

18h30 – No Cineteatro Guarany (Vila Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro), tem mais uma edição do Cineclube de arte que, nesta semana apresentará  A Mostra da Memória Amazonense Contemporânea, com a exibição de O fantástico cinema de Eduardo Nativo Gomes, integrando os curtas Green soul, com direção de Pablo Potter e Eduardo Nativo Gomes; Hunter, dirigido por Gomes; One stranger rock, de Graham Booth, Christopher Riley e Stacey; e Green soul – BTS, com direção de Potter e Gomes.

Classificação livre.

 

Domingo (1º/12)

10h – O espetáculo Menino do quintal será apresentado no Teatro Gebes Medeiros.

Na peça, contemplada no Edital Amazonas Cênico, Tico-Tico, Formiga e Pá de Moleque são personagens inspirados na infância, motivados por brincadeiras, sem muitos recursos, mas também sem economia de imaginação, com a presença da vovó que no fundo sabe que sujeira de quintal é boa e ajuda a crescer.

17h – No Largo de São Sebastião, será apresentada A magia do circo, performance com um número de pirofagia, que consiste na arte de manipular o fogo.

Em um segundo momento, dentro da apresentação, ocorrerá uma performance circense de perna de pau, onde o artista apresenta características técnicas distintas em virtude da particularidade da sua apresentação, demonstrando uma grande habilidade de equilíbrio corporal.

Classificação livre.

19h – No Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro), a Companhia Arte em Movimento Zona Cultural, em parceria com a Casa da Mamãe Margarida, apresenta A casa das meninas mortas, que conta a história de meninas mortas pelo olhar e fúria da sociedade moderna e que habitam uma casa-fantasma no meio da floresta.

Na casa-fantasma, Alice (não a do conto de fadas) e todas as almas-meninas solitárias, estupradas, encontram Marina, uma menina baniwa que invadiu a fria residência durante a fuga de um estupro. Alice aprisiona Marina tentando, de todas as formas, roubar sua identidade cultural e seus motivos para continuar a existência.

Não recomendado para menores de 14 anos.

19h – No Teatro Gebes Medeiros, Roberto Shamanti comandará mais uma edição do Domingo autoral.

O músico, compositor e violonista, natural de Santarém (PA), e radicado há mais de 20 anos no Amazonas, apresentará suas composições, algumas em parceria com outros compositores amazonenses.

Classificação livre

19h – No Teatro Amazonas tem o encerramento da temporada do espetáculo Balés Brasileiros, com o Balé Jovem Claudio Santoro, Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas e Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Luiz Fernando Malheiro.

Classificação indicativa para 10 anos.

Serviços da SEC: 98834-8152

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.