SBPC entrega Manifesto de defesa da Constituição e da democracia ao STF

Compartilhe:

Um manifesto em defesa da Democracia e da Constituição, elaborado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), já está nas mãos do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

O documento foi entregue pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira,

O manifesto enfatiza:

Neste momento crítico da vida nacional, reafirmamos a necessidade imprescindível da democracia plena, com o respeito às liberdades democráticas consagradas na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU e na Constituição Federal.

O manifesto da SBPC engrossa o clamor dos brasileiros pela defesa dos princípios básicos da Constituição, que oram se encontram ameaçados em razão de medidas que reduzem os avanços do País rumo à uma sociedade livre, justa e solidária.

Tais ameaças afetam, principalmente, as áreas da educação, da ciência e tecnologia.

O documento ressalta a necessidade da construção de um projeto nacional que, coerente com o que prevê a Carta Magna, conduza ao desenvolvimento sustentável do País.

A SBPC lembra suas sete décadas de sua luta pela educação, pela ciência e pela democracia no Brasil e sua atuação contra práticas autoritárias no regime ditatorial e em defesa das liberdades democráticas.

A entidade teve participação destacada na elaboração da Constituição Federal de 1988 e vem colaborando ao longo de seus 70 anos com políticas públicas no País.

A íntegra do documento está aqui.

Com informações do JC, informativo vinculado à SBPC.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.