Escolas chamam comunidades para conhecer suas atividades

Compartilhe:

As escolas dos bairros Jorge Teixeira, Cidade de Deus e Distrito Industrial 2, na zona leste de Manaus, terão, a partir amanhã até sábado, oficinas e palestras abertas ao público sobre o envolvimento comunidade-escola.

Serão contempladas as escolas estaduais Elisa Bessa Freire, Vasco Vasques, Cleomenes do Carmo Chaves, Demóstenes de Araújo, Cecília Ferreira, Sérgio Pessoa e Frei Mario Monaceli.

Estão programadas palestras sobre Educação Física no Referencial Curricular Amazonense e Permanente.

A primeira tem o objetivo de apresentar a atividade física com foco no desenvolvimento de habilidades e competências.

A segunda visa relacionar a Educação Física com a qualidade de vida e a manutenção da saúde.

Há ainda a Educação Física Inclusiva, que busca sensibilizar professores, familiares e comunidade para a participação de alunos com deficiências nas aulas.

Oficinas de jogos intergeracionais, música, artes cênicas, dança e teatro também estão programadas, a fim de possibilitar acesso gratuito da comunidade às artes no contexto das poéticas da cidade, além de integrar gerações por meio dos jogos.

O compromisso com a manutenção e preservação do meio ambiente também está presente por meio da implantação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas, visando o protagonismo juvenil nas ações e ainda a implantação de hortas tradicionais e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs).

A secretária executiva adjunta da Capital, professora Arlete Mendonça, destaca a integração entre comunidade e equipe escolar promovida pelo Muda Manaus.

“É importante que nossos alunos e comunidade no geral tenham acesso a essas atividades. São ações que prometem mostrar resultado não somente dentro da sala de aula, mas também fora dela”, acrescentou Arlete Mendonça.

Revitalizações

Como parte da programação do Muda Manaus, todas as escolas contempladas pela segunda edição do programa passarão por revitalização.

“As revitalizações trazem benefícios tanto para o atendimento de nossos professores e alunos como também da comunidade. Esse momento [de ações] é bastante positivo, repleto de benefícios e aprendizados”, completou a coordenadora distrital de Educação, Francisca Cunha.

Muda Manaus

O programa do Governo do Amazonas foi criado com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população na capital do estado, segundo comunicado da Secom.

Ao todo, 18 órgãos da administração estadual oferecerão serviços nos seis eixos de atuação do programa: Educação, Esporte e Lazer; Emprego e Renda; Infraestrutura, Habitação e Saneamento Urbano; Justiça, Cidadania, Cultura e Assistência Social; Saúde e Assistência Familiar; e Segurança e Ordem Pública.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.