Pesquisador avança em trilogia sobre a presença do boi-bumbá em Parintins

O historiador e mestre em processos socioculturais amazônicos pela Ufam Basílio Tenório disse, em vídeo, que vai publicar uma trilogia sobre a presença do boi-bumbá em Parintins (AM).

Os bois-bumbás de Parintins conquistaram notoriedade no Brasil e em outras país por meio do espetáculo que apresentam nas três noites do último final de semana de junho, em Parintins (AM).

O primeiro livro, A cultura do boi-bumbá em Parintins, já está circulando os outros dois – A poética vermelha e branda do boi-bumbá Garantido e A poética azul e branca do boi-bumbá Caprichoso – estão em revisão textual e dos dados da pesquisa.

Inicialmente, Tenório só pretendia publicar um livro sobre o tema, que veio a ser o resultado da sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPSCA/Ufam), mas, em razão do volume de informações e dados sobre o tema, decidiu que melhor mesmo seria publicar uma trilogia.

“A trilogia vai responder muitas perguntas que não foram respondidas até agora sobre o fenômeno boi-bumbá em Parintins”, justificou.

Mesmo hoje mais envolvido com a pesquisa científica, Tenório não esconde a sua queda para a poesia, para a literatura de ficção e para o ensaio.

Confira em vídeo:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.