Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

UEA vai monitorar qualidade da água das bacias de Educandos e São Raimundo

Compartilhe:

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que executa e fiscaliza as obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) firmaram parceria para a realização do monitoramento da qualidade da água nas bacias do São Raimundo e Educandos e a criação do Índice de Qualidade da Água (IQA).

A UGPE vai repassar à UEA R$ 1,4 milhão, dinheiro do BID, para a compra e manutenção de equipamentos, como manômetros, estações de gases, cilindros, geradores de energia, cromatógrafos, entre outros.

Os equipamentos irão beneficiar os cursos de Engenharia Química, Química, Biotecnologia, Farmácia, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Petróleo e Gás e Produção Pesqueira e Saneamento Ambiental.

Os materiais foram entregues neste ano e, na primeira quinzena deste mês de fevereiro, os estudantes dos cursos de Química e de Meteorologia da UEA realizaram amostras em 45 pontos das bacias do São Raimundo e do Educandos para o monitoramento da qualidade da água e para a criação de IQA.

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, ressalta que esse investimento na UEA é promissor para o desenvolvimento das pesquisas na região.

“Os estudos e pesquisas da UEA daqui a alguns anos irão demonstrar os resultados desses investimentos que são realizados hoje”, destacou.

O professor do curso de Meteorologia da UEA em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Rodrigo Ferreira de Souza, afirma que os resultados e os dados coletados nas bacias do Educandos e São Raimundo serão disponibilizados em uma plataforma interativa na internet.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.