Disseminação do corovírus adia encontro sobre festivais em Salzburgo
Suzan Monteverde, bisneta de Lindolfo Monteverde, fundador do boi-bumbá Garantido, vai representar o Brasil no evento
Os organizadores do encontro Sociedade, Cultura de Arte de Salzburgo, Áustria, patrocinado pela Fundação Cone, decidiram adiar o evento Qual o futuro dos festivas, que seria realizado neste mês, para outra ocasião ainda em 2020, em razão da disseminação do coronavírus, o Covad-19, em escala mundial.
O Brasil terá duas representantes convidadas nesse debate, a jornalista e professora da Ufam Suzan Monteverde, e Andrea Caruso Saturnino, diretora da ong Brasil Cena Aberta, com sede no Rio de Janeiro..
“Dada a rapidez com que a situação está evoluindo, acreditamos que não seria responsável por reunir participantes de vinte oito países. A saúde e o bem-estar de nossa equipe, nossos hóspedes e a comunidade em geral são fundamentais”, diz o comunicado encaminhado aos convidados.
Suzan Monteverde é bisneta do fundador do boi-bumbá Garantido, Lindolfo Monteverde, e presente da Associação Regional Lindolfo Monteverde.
A associação representa os descendentes de Lindolfo Monteverde, família da tradicional Baixa de São José, onde foi criado o boi-bumbá Garantido.
Os organizadores consideraram fundamental ter uma representação do festival Folclórico de Parintins no evento.
Salzbugo realiza um festival popular desde a década de 1940, cuja finalidade é promover uma convivência saudável e respeitosa entre os seus moradores.
A ideia é agregar a experiência de outros festivais ao redor do mundo com esse objetivo.
Há, por isso, uma preocupação com o futuro dos festivais populares, principalmente neste momento de globalização econômica.
“Vamos trocar experiências e isso é muito importante para compreedermos melhor como cada lugar realiza o seu festival. Vamos contribuir e receber contribuições”, disse Suzan.