Governo do AM altera horário de servidores e prioriza atendimento por telefone e internet

 

O governador do Amazonas, Wilson Lima, determinou a suspensão, por 15 dias, dos atendimentos presenciais ao público em geral nos casos em que os órgãos estaduais puderem prestar serviços pela internet e/ou telefone.

Determinou, também, que o expediente de trabalho dos servidores seja dividido em dois turnos.

O primeiro turno inicia às 7h30 e termina às 15h.

O segundo turno inicia às 9h30 e encerra às 17h30.


Wilson Lima fez teste para coronavírus após tomar conhecimento que o teste do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deu positivo. Alcolumbre esteve em Manaus, no último dia 12, e reuniu-se em vários momentos com o governador amazonense. Lima está em condição de isolamento social, em sua residência.  


Cada órgão estadual estabelecerá as escalas de servidores de cada turno, com o objetivo de alternar o deslocamento dos trabalhadores e evitar a superlotação do transporte coletivo.

A suspensão de atendimento presencial não se aplica aos serviços públicos essenciais e casos de urgência e emergência na área da saúde e da segurança pública.

O governador ordenou que os órgãos estaduais devem organizar o funcionamento para garantir o pleno atendimento da população por meios alternativos ao presencial.

Conforme o decreto, também estão suspensas, no âmbito do Governo, reuniões presenciais, que deverão, sempre que possível, ser realizadas por videoconferência.

No Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), um dos principais serviços feitos 100% on-line refere-se ao licenciamento veicular. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) representa 64% da demanda diária do órgão. Em 2020, aproximadamente 120 mil veículos já foram licenciados.

Detran

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa, como está sendo feito o atendimento ao público:

“O Detran Amazonas se antecipou à data final para o lançamento do CRLV eletrônico, nós lançamos em fevereiro. Hoje ele pode ser feito totalmente on-line. Basta que o usuário imprima a taxa de licenciamento, pague o licenciamento veicular, e a partir daí ele vai poder imprimir CRLV do próprio site. Para isso, é necessário que ele faça um cadastro no nosso site criando um perfil”.

Outros atendimentos relacionados à documentação de veículos e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também podem ser feitos total ou parcialmente on-line, por meio do site www.detran.am.gov.br. Entre eles, a transferência de propriedade, baixa de gravame, segunda via do documento de transferência do veículo, e CNH digital, mediante cadastro no portal do Governo Federal.

Polícia Civil

O registro de Boletins de Ocorrência (BOs) nos Distritos Integrados de Polícia Civil (DIPs) e delegacias especializadas ser feito por meio da plataforma Delegacia Interativa (www.delegaciainterativa.am.gov.br), nos casos não emergenciais. Podem ser registrados crimes relacionados a abandono de lar, acidente de trânsito, ameaça, calúnia, injúria, difamação, crimes contra a Pessoa com Deficiência, perda, extravio, perturbação da tranquilidade, roubo e furto.

 

Polícia Militar

O Departamento de Tecnologia da Informação da PM criou o aplicativo InforMe Denúncias, que permite à população realizar denúncias de diversas naturezas, interagindo com o trabalho da polícia.

Para utilizá-lo, é necessário que o usuário baixe a plataforma e realize um cadastro, que pode ser anônimo.

As informações disponibilizadas serão repassadas a uma base de dados que encaminhará a denúncia a uma das Unidades Operacionais da Polícia Militar mais próxima do local da ocorrência.

Afeam

A Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) realiza serviços de pagamentos de boletos e renegociação por meio do site.

É possível acessar os principais serviços da Agência, como segunda via de boletos, extratos, consultas ao Serasa Consumidor e Protestos, além da Carta de Serviços (onde constam todas as informações de acesso ao crédito) e da relação de documentos para acesso aos programas de financiamento.

 

Para mais informações basta acessar o site www.afeam.am.gov.br, entrar em contato por meio dos canais de comunicação da Ouvidoria, pelo número 0800 286 3066 e pelo WhatsApp (92) 98854-2075, além das redes sociais da Agência no Facebook (https://www.facebook.com/afeam.amazonas/) e Instagram (https://www.instagram.com/afeamamazonas/).

Amazonprev

A recomendação é que os segurados evitem ir ao órgão previdenciário para tratar de assuntos que possam ser resolvidos pelos canais de comunicação disponíveis.

A emissão de Cédula-C e contracheques, por exemplo, pode ser realizada por meio do Portal do Segurado, no endereço www.amazonprev.am.gov.br.

Para dúvidas e informações, o segurado pode entrar em contato pelo Fale Conosco, disponível no site, pelo e-mail amazonprev@amazonprev.am.gov.br ou pelo número 3627-3424.

Emprego

Os serviços de Cadastro e Vagas de Emprego, Seguro Desemprego, Orientação da Carteira de Trabalho Digital, oferecidos pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine-AM), serão realizados por agendamento por meio de telefone e e-mail.

Atendimento Geral: (92) 3621-2227. Seguro-Desemprego: (92) 3621-2241. Cadastro de emprego e solicitação de vagas (envio de currículos): pelo e-mail atendimentosineam@gmail.com ou WhatsApp (92) 98433-5624.

Serviços compartilhados

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC-AM) informa que os licitantes deverão enviar suas solicitações, pedidos de esclarecimentos, impugnações, recursos administrativos, contrarrazões ou quaisquer outros serviços dirigidos ao CSC por meio do endereço eletrônico institucional: csc@csc.am.gov.br.

Os interessados em efetuar alteração, inscrição ou renovação de cadastro poderão encaminhar a documentação pelo e-mail cadastro@csc.am.gov.br.

Os telefones para contato do CSC são 3214-5622 e 3214-5640.

Para informações sobre cadastro, o número é 3214-5638.

Também é possível entrar em contato pelo e-mail faleconosco@csc.am.gov.br.

DPE-AM

O cidadão que precisa do atendimento da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em Manaus ou está em dúvida sobre os serviços do órgão pode telefonar para o Disk 129.

O serviço por telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

Os assistidos da Defensoria no interior do Amazonas podem entrar em contato com o Polo onde está sendo atendido pelos telefones a seguir.

Polo do Médio Amazonas (Itacoatiara): (92) 98416-8722

Polo do Baixo Amazonas (Parintins): (92) 98455-6153

Polo do Madeira (Humaitá): (92) 98416-5678

Polo do Médio Solimões (Tefé): (92) 98417-2747

Polo do Alto Solimões (Tabatinga): (92) 98428-2843

Jucea

A Junta Comercial do Estado do Amazonas oferece aos seus usuários todos os procedimentos de registro empresarial 100% on-line, por meio do Portal de Serviços, no site da autarquia www.jucea.am.gov.br.

O atendimento ao público para dúvidas e solicitações será mantido pelo chat do site, pelo e-mail protocolo@jucea.am.gov.br e pelo telefone 3212-4150.

 

FOTOS: Márcio Azevedo/Secom

 

 

 

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