Consulta do AM para atividades artísticas virtuais encerra-se nesta quinta

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, lançou(24/03), o edital de Seleção de Propostas para Realização de Atividades Artísticas de Conteúdo Virtual, o “Fica na Rede, Maninho”.

O objetivo é estimular a difusão de produções artísticas e de ações de capacitação durante o momento de crise ocasionado pelo novo coronavírus.

O documento está disponível para consulta pública na aba “Editais”, do Portal da Cultura, e pode ser acessado aqui

Com a suspensão de eventos e do fechamento dos espaços culturais, o edital é uma das ações imediatas do Governo para minimizar o impacto no cenário cultural, proporcionando conteúdo para que o público possa consumir em casa. Serão selecionadas até 300 propostas de conteúdo virtual, divididas em três lotes, nos meses de abril, maio e junho.

“O edital abrange vídeos nas áreas de Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Formação/Capacitação e Literatura. Esta última categoria também abrange obras digitais que podem ser disponibilizadas acompanhadas de um vídeo do autor”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Cada proponente poderá inscrever até três propostas, uma para cada lote.

O artista ou produtor cultural é responsável pela elaboração, inscrição e realização dos projetos apresentados.

Poderão se inscrever pessoas físicas, maiores de 18 anos, nascidos e/ou residentes do Estado do Amazonas.

O documento ficará disponível para consulta pública até a próxima quinta-feira (26/03), e as sugestões e dúvidas do público podem ser enviadas para o e-mail central@cultura.am.gov.br.

Para possíveis esclarecimentos, o público também pode ligar para o número (92) 99158-2802, que funcionará para atendimento das 8h às 17h.

Sobre os projetos

Artistas e produtores culturais

Na categoria Literatura poderão ser inscritas obras em PDF das obras, como e-books, HQs, Fanzine, que devem ser acompanhadas de vídeos do autor apresentando seu processo criativo e sinopse.

Já na categoria Formação/Capacitação, os vídeos poderão abranger conteúdo teórico e/ou prático nas áreas de artes cênicas, visuais, literatura, audiovisual, arte digital, design, moda, cultura alimentar, expressões culturais populares, afro-brasileiras, indígenas e oriundas de comunidades tradicionais e de economia criativa; além de vídeos com tutoriais da área de suporte técnico das artes como: cenógrafo, maquiador, iluminador, técnico de som, dentre outros

Os vídeos deverão estar publicados no Youtube ou em repositórios digitais (Dropbox, Google Drive), ter no máximo 60 minutos e estar no formato MP4 ou similares.

O conteúdo deverá ser gravado na melhor definição possível, em formato horizontal, e o link do vídeo deverá estar no corpo da proposta apresentada.

O edital também define que a legenda do conteúdo contenha a hashtag #FicaNaRedeManinho.

Veiculação 

O edital propõe que os links dos projetos selecionados sejam disponibilizados no Portal da Cultura e aplicativo após a publicação do resultado final de cada lote.

Os vídeos também serão disponibilizados na TV Encontro das Águas em programa com o nome do projeto, #FicaNaRedeManinho, de acordo com a grade de programação do canal.

Já as obras literárias enviadas cujos projetos forem selecionados serão disponibilizadas na Biblioteca Virtual do Amazonas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.