PPGCCOM/Ufam avalia dissertações por meio remoto

Compartilhe:

A banca de defesa do PPGCCOM/Ufam, formada pela Profa. Dra. Denize Piccolotto (presidenta), pelo Prof. Dr. André Archer Pinto e pelo Prof. Dr. Wilson Nogueira (membros), aprovou a dissertação da jornalista Helciane da Silva Coelho, por meio da qual ela conquista o título de MsC em Ciências da Comunicação.

Seguindo as orientações da Ufam para estes dias de contenção do coronavírus, os avaliadores se reuniram remotamente: Denize, em Palma, Espanha, Archer Pinto e Nogueira, em Manaus, e Helciane, em Parintins.

A banca contou com o apoio técnico do Prof. Dr. Jackcson Colares (Ufam).

Helciane pesquisou o contexto sociocultural da cidade de Parintins por intermédio de oito fotografas produzidas por fotógrafos do Coletivo Fotografa Parintins, que se propõe demonstrar que a realidade dessa cidade não é a mesma vista e vivenciada pelos turistas e espectadores dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, em junho.

A partir da perspectiva dos ecossistemas comunicacionais, área de concentração do PPGCCOM, Helciane articulou os fatos mais relevantes que constituem o fazer fotográfico e o seu resultado, a fotografia.

Percebe-se, no decorrer da pesquisa, que a fotografia é um fenômeno complexo que exige, para a sua compreensão contextual, conhecimentos e saberes que, na pesquisa funcional, estão separados.

Por isso, suas descobertas, contribuem para colocar a fotografia como objeto/sujeito da pesquisa e dos estudos interdisciplinares e, assim, passe a ser vista não apenas como objeto informativo, ilustrativo e estético.

“[as imagens provocaram] discussões que envolveram […] estrutura urbana precária, mobilidade urbana, segurança, problemas sociais ocasionados em períodos sazonais, questões agrárias e ocupação da terra. E nos aspectos socioculturais foram identificados os hábitos alimentares, processo de produção da economia popular ribeirinha, cultura do boi-bumbá, união matrimonial e religiosidade”, pontuou a pesquisadora.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.