Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Amazonas cria programação virtual para Semana Nacional de Museus

Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa iniciou hoje (18/5) uma programação virtual para celebrar a Semana Nacional de Museus.

As atividades seguem até o dia 24 de maio, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Entre os destaques estão as visitas virtuais a Pinacoteca do Amazonas, Museu Tiradentes da Polícia Militar, Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e Som do Amazonas e Museu de Numismática, além de jogos, como quebra-cabeça com obras do acervo e vídeos inéditos com nomes, como Juarez Clementino da Silva Júnior, mestre em História Social; Luciane Páscoa, mestre em História e doutora em História Cultural; e Otoni Mesquita, mestre em História e Crítica da Arte e doutor em História.

No Portal da Cultura, o público ainda tem à disposição imagens para colorir, entre elas, obras como Amazônia Ameaçada, de Eli Bacelar; Casa de Palha na Beira do Rio, de Van Pereira; Rosto de Índio, de Da Silva; A Viagem do Pajé, de Buy Chaves; Casas, de Ademar Brito; Menino com Pipa, de Afrânio de Castro; e Mulher Pensando de Frente, de Arnaldo Garcez.

Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, a proposta compõe a 18ª Semana de Museus, uma promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que, neste ano, une instituições museológicas com o tema Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão.

“Nesta semana, vamos oferecer experiências significativas aos visitantes. Durante as visitas virtuais, por exemplo, os guias fazem um tour, comentando sobre a história, curiosidades e obras de cada espaço”, afirma o secretário.

O Amazonas conta com nove museus em Manaus, administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa: Pinacoteca do Amazonas; Museu Tiradentes da Polícia Militar; Museu de Arqueologia; Museu da Imagem e Som do Amazonas; Museu de Numismática Bernardo Ramos no Palacete Provincial, no Centro; Casa Eduardo Ribeiro na rua José Clemente, no Centro; Museu do Homem do Norte no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no Distrito Industrial; Seringal Vila Paraíso, localizado na zona rural do município de Manaus, na região do igarapé São João, afluente do igarapé Tarumã-Mirim, margem esquerda do Rio Negro; e Museu do Teatro Amazonas no Largo de São Sebastião.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.