Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Acadêmicos da Fametro debatem a importância do jornalismo na pandemia

A Semana Acadêmica do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fametro será realizada no período de 01 a 05 de junho.

Compartilhe:

Refletir sobre o que cada um pode fazer individual e coletivamente pelo meio ambiente e a atuação e importância do Jornalismo, em tempos de pandemia.

Esses são os assuntos que estarão em discussão na Semana Acadêmica do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fametro, que será realizada no período de 01 a 05 de junho. Um dos destaques da programação é a participação, nesta segunda-feira (01), do pesquisador Paulo Artaxo, professor da Universidade de São Paulo (USP).

O tema central da Semana Acadêmica é o Jornalismo em tempos de pandemia. O evento promete movimentar professores e estudantes, em torno de temas que são fundamentais para a compreensão do mundo contemporâneo.

“Estarão em pauta questões como o impacto do aquecimento global e a importância da natureza e outros temas essenciais para o entendimento da atividade jornalística hoje, como a cobertura da pandemia do novo coronavírus, a cobertura política no atual contexto e o combate à onda de fake news, que já foi chamada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de ‘infodemia’, redundando em rumores e desinformação”, explica o coordenador do curso de Jornalismo da Fametro, Gustavo Soranz.

A programação acontecerá por meio de interação via Google Meet, a partir da sala de aula criada especialmente para o evento no Google Classroom, intitulada Jornalismo em tempos de pandemia, que pode ser encontrada com o código ccjiu64. As apresentações serão por meio de videoconferência.

A apresentação de Paulo Artaxo será nesta segunda-feira (01/06), às 19h. Professor do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP, ele vai falar sobre o aquecimento global e o papel estratégico da floresta amazônica nesse contexto. Artaxo é membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), uma organização científico-política no âmbito das Nações Unidas.

Gustavo Soranz assinala que a participação de Paulo Artaxo é uma oportunidade valiosa para que os alunos de Jornalismo da Fametro possam repensar o atual modelo de desenvolvimento, o movimento negacionista do clima e como podemos quebrar o ceticismo relacionado à ciência.

“A população, de um modo geral, fica tentada a pensar que as mudanças climáticas globais são um cenário distante, que não têm efeito imediato em seu cotidiano. Nossa intenção é contribuir para a formação de futuros formadores de opinião, mostrando que esse é um risco real, próximo, que precisa fazer parte da agenda de todos”, reforça.

Além de temas sobre o meio ambiente, parte da programação está dedicada a discutir o combate à desinformação, com destaque para a participação do jornalista e professor universitário Ivan Paganotti, um dos coordenadores do curso onlineVaza, falsiane, iniciativa que pretende ajudar o grande público a entender e combater fake news e desinformação.

Outro convidado de destaque é o jornalista Douglas Silveira, diretor de Marketing e Educação da Agência Lupa, dedicada a fact-checking.

Além deles, a jornalista Ana Célia Costa, especialista em redes sociais, participará de um debate sobre a importância da presença digital para o jornalista.

O evento conta também com a participação do fotógrafo Bruno Kelly, correspondente da Agência Reuters, e dos jornalistas Fábio Melo, Daniel Jordano e Luciano Abreu, que vão apresentar os desafios da cobertura jornalística no contexto da pandemia, a partir da experiência em diferentes veículos e formas de expressão midiática.

A jornalista Rosiene Carvalho, especializada em cobertura política, participará de um debate sobre as eleições previstas para 2020, refletindo sobre o impacto, nesse processo, da crise provocada pelo novo coronavírus.

Na sexta-feira, 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, a pesquisadora Rita Mesquita, coordenadora de extensão do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), participará de um debate sobre a importância do meio ambiente e a necessidade de reflexão sobre a relação entre natureza e sociedade no mundo de hoje.

Programação

Segunda-feira 01/06

09h – Bruno Kelly / Tema: Os desafios para o fotojornalismo na cobertura da pandemia na Amazônia

Fotógrafo

Correspondente da Reuters

Mediador: Helder Mourão

19h – Paulo Artaxo / Tema: Aquecimento global

Instituto de Física da USP

Membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas

Mediadora: Tânia Brandão

 Terça-feira  02/06

09h – Ana Celia Costa / Tema: A importância da presença digital

Jornalista

Especialista em redes sociais

Mediador: Helder Mourão

19h – Rosiene Carvalho /Tema: Eleições na pandemia

Jornalista

Blog da Rosiene/Band FM

Mediadora: Liege Albuquerque

 Quarta-feira 03/06

09h – Fábio Melo / Tema: Cobertura jornalística na pandemia

Jornalista

Rede Amazônica

Mediadora: Taniamara Freitas

19h – Daniel Jordano / Tema: Radiojornalismo na cobertura da pandemia

Jornalista

Band FM

Mediadora: Leila Ronize

Quinta-feira 04/06

09h – Luciano Abreu / Tema: Telejornalismo na cobertura da pandemia

Jornalista

Rede Amazônica

Mediadora: Taniamara Freitas

 

19h – Ivan Paganotti / Tema: O combate às fake News e desinformação

Jornalista

Site Vaza, falsiane

Mediadora: Liege Albuquerque

Sexta-feira  05/06

09h – Rita Mesquita / Tema: A importância do meio ambiente

Bióloga

Pesquisadora e Coordenadora de Extensão do INPA

Mediador: Gustavo Soranz

19h – Douglas Silveira / Tema: Checagem de dados no jornalismo

Jornalista

Diretor de Marketing e Educação da Agência Lupa

Mediador: Gustavo Soranz

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.