Interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta está sob reflexão
Este é o foco do debate desta semana que tem o dia 5 como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os eventos são organizados pelo Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA). Confira também a programação do Ipaam para o Amazonas.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos unir virtualmente e marcar a semana do 5 de junho com uma série de atividades para estimular reflexões sobre o momento atual, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor no pós-pandemia – #PelaNatureza.
O Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA) preparou diversas atividades que serão transmitidas pelas redes sociais. O objetivo, segundo a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, é utilizar esse momento complexo e difícil que a pandemia nos impôs para repensarmos nossas ações em relação ao meio ambiente.
Ela explica que nem sempre tomamos consciência, mas desde o alimento que consumimos à água que bebemos, o ar que respiramos e, inclusive, muitos medicamentos que salvam vidas, todos são providos pela natureza. “Quando perdemos a biodiversidade, perdemos esses serviços dos quais dependemos para existir”, alerta Hamú.
Lives no YouTube
No dia 28 de maio, a live “Os desafios da Conservação no Brasil” deu início à contagem regressiva para a semana do meio ambiente. Com a moderação da jornalista Paulina Chamorro, dois especialistas conversaram sobre conservação a partir de diferentes olhares: Fernando Sousa, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, gestor de diversos parques e atrações naturais, e Beatrice Padovani, professora da Universidade Federal de Pernambuco e especialista em conservação marinha.
A próxima transmissão ao vivo, “Conexões entre a Natureza e a Humanidade”, será no dia 3 de junho, às 16 horas. No bate-papo, a pesquisadora da Fiocruz Márcia Chame e o psicólogo Alexandre Coimbra irão explorar a relação entre meio ambiente e saúde humana, tanto física quanto psíquica, e contarão com a moderação da médica Júlia Rocha.
Reflexões sobre o amanhã
Outros dois eventos especiais acontecem nos dias 4 e 5 de junho, realizados em parceria com o Museu do Amanhã. Na quinta-feira (4), às 16 horas, Rosiska Darcy e Sebastião Salgado se unem a Fábio Scarano para uma conversa de alto nível sobre meio ambiente, ser humano e os futuros possíveis que desejamos construir.
Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, às 17 horas, o cantor e ativista ambiental Lenine tocará os clássicos de sua carreira, intercalando músicas e conversas com o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira. Na pauta: reflexões, histórias e inspiração. A transmissão será pelo You Tube do PNUMA e do Museu.
Articulação entre organizações
Para reforçar o caráter de cooperação e coletividade do Dia Mundial do Meio Ambiente, o PNUMA articulou uma rede de organizações parceiras em todas as regiões do país. Entre os dias 1º a 7 de junho, SOS Pantanal, Onçafari, Centro Sabiá, Projeto Coral Vivo, Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Saúde e Alegria, Uma Gota no Oceano, Instituto Alana, Instituto Lixo Zero, Route Brasil e Engajamundo irão promover diversos diálogos e atividades em suas redes sociais.
Entre os assuntos que serão discutidos estão: como ser sustentável na quarentena, efeitos do aquecimento global na biodiversidade e nos recifes de coral, agroecologia e a interdependência na teia da vida e educação para o desenvolvimento sustentável. A programação completa está disponível no site do PNUMA e será divulgada durante a semana nas redes sociais do Programa.
Já o Green Nation orquestrou uma Mega Live no dia 5, a partir das 10 horas, marcando o Dia do Meio Ambiente. Durante seis horas seguidas, artistas, filósofos, cientistas, lideranças e educadores compartilharão suas visões sobre temas como os desafios do ensino digital, a situação atual das queimadas e do desmatamento na Amazônia e o futuro pós-pandemia. Também haverá atividades ao vivo sobre alimentação, jardinagem e bem-estar. Denise Hamú, do PNUMA, dividirá a mesa “Qual será o mundo pós COVID-19” com Ailton Krenak e Christiane Torloni, sob a moderação de Sergio Besserman, às 12 horas. A transmissão será pelo You Tube e pelo Facebook do Green Nation.
Conservação e ecoturismo
O Grupo Cataratas faz a gestão de seis parques e atrativos no Brasil, utilizando o turismo como ferramenta de educação ambiental e de inspiração para a conservação do meio ambiente. Parceiro do PNUMA desde 2017, neste ano preparou uma semana intensa de atividades em seus canais digitais.
A agenda, além de lives, conversas com especialistas e lançamento da animação Animáximos para o público infantil, trará o bate-papo “A retomada do ecoturismo no pós-covid” com Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, e Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem. A live será às 16 horas do dia 3 de junho. Outro destaque é o painel “Agora somos BioParque do Rio: um novo conceito de zoológico!”, no dia 4, às 14 horas. Ambos serão transmitidos pelo youtube.com/grupocataratas.
Explore a natureza sem sair de casa
Embora a população esteja em casa, para combater a pandemia do novo coronavírus, o site do Dia Mundial do Meio Ambiente oferece diversas ferramentas para impulsionar a ação coletiva #Pela Natureza. O Guia Prático do PNUMA sugere atividades para cada setor da sociedade se engajar neste período. Já o quiz testa os conhecimentos do usuário sobre a biodiversidade. O interativo “Explore a Natureza” leva o usuário a 25 lugares icônicos, como as Cataratas do Iguaçú e a Capadócia, explica sobre espécies locais ameaçadas e testa o conhecimento sobre o assunto.
Registre seu evento
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma global para informar, sensibilizar e impulsionar a ação em prol da natureza. Para facilitar o acesso à informação e a interação entre pessoas, o site oferece um mapa de registro de eventos. Pode ser uma aula de biologia sobre a fauna brasileira, um sermão ou culto sobre o valor espiritual da natureza, uma live de culinária com orgânicos ou um webinar de especialistas. Cada evento digital inscrito aparecerá no mapa global, permitindo que mais pessoas possam participar.
Fonte: ONU Brasil
Programação do Ipaam para o Amazonas ![]()
Diante do novo cenário de pandemia, todos os setores da sociedade tiveram que se reinventar para seguir com suas atividades, e com o meio ambiente não é diferente.
Apesar da situação de isolamento social, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), organizou uma semana repleta de ações voltadas para a Semana do Meio Ambiente, que acontece de amanhã (1º/06) a sexta-feira (05/06).
A programação contará com publicações nas redes sociais do órgão, exaltando e informando sobre o meio ambiente e a luta dos povos da floresta em manter os recursos naturais preservados.
Além disso, também terá palestras e seminários virtuais e o lançamento do novo sistema de Licenciamento Ambiental do Governo do Amazonas.
De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, a agenda para a Semana do Meio Ambiente de 2020 foi totalmente pensada para o novo cenário que estamos vivenciando, causado pelo novo coronavírus (Covid-19).
“Apesar de estarmos vivendo um período não favorável, não poderíamos deixar de pensar e modificar nossa agenda voltada para uma pauta tão importante que é o meio ambiente, trazendo discussões relevantes como a importância da água, produção de resíduos sólidos e biodiversidade apresentada no nosso estado”, disse.
Webinar Ambiental
Com sucesso pelo mundo, o Ipaam também decidiu promover pela primeira vez um Webinar Ambiental, que acontece de amanhã (1º/06) até sexta-feira (05/06), promovendo seminários e palestras on-line, com técnicos do órgão explicando um pouco melhor sobre os assuntos mais procurados pela população.
Serão cinco palestras distribuídas ao longo desse período, enfocando os temas de Licenciamento Ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Pesca Esportiva, Resíduos Sólidos e Controle Florestal. Além disso, a participação no evento virtual também contará com a entrega de certificados aos participantes.
Sistema de Licenciamento Ambiental
Na sexta-feira (05/06), data que assinala o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ipaam lançará, para testes do corpo técnico, a segunda fase do sistema informatizado para o monitoramento, licenciamento e fiscalização ambiental do Amazonas.
O sistema foi executado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), que é uma instituição de referência em gestão ambiental, sediada em Minas Gerais.
O Licenciamento Ambiental é o ponto focal para a segunda etapa do sistema, que consiste de um meio eletrônico que servirá para realizar licenças ambientais para atividades utilizadoras dos recursos ambientais, consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras, previstas na Lei Estadual nº 3.785/2012.
O sistema será lançado, primeiramente, aos servidores do Ipaam, assim o corpo técnico se adequará às novas tecnologias do órgão e atenderá o público externo com maior agilidade.
De forma alinhada com as leis vigentes, pessoas físicas ou jurídicas poderão solicitar, por meio do sistema, modalidades de atos administrativos: Declaração de Inexigibilidade, Cadastro de Aquicultura, Licença Prévia, Licença de Instalação e Renovação de Licença de Instalação, Licença de Operação e Renovação de Licença de Operação e Licença Ambiental Única e Renovação de Licença Ambiental Única.
O sistema, implantado em parceria com a Ufla, em três fases. A decisão de lançar o sistema informatizado em etapas partiu da ideia de não haver mudanças gigantescas nos serviços do órgão e, também, para que o público externo possa entender com mais clareza a nova iniciativa do Ipaam.
O lançamento da segunda fase simboliza mais uma vez a modernização dos serviços prestados pelo Governo do Amazonas. Os sistemas lançados favorecem muito o processo de agilidade, sem deixar de lado a qualidade do trabalho desempenhado pelo Ipaam.
Durante os testes, serão realizados treinamentos específicos para os servidores do corpo técnico, que irão se familiarizar com toda a nova forma de analisar processos, para que a prestação dos serviços seja a mais eficiente possível.
Para o diretor-presidente do Ipaam, esse novo cenário pede que os serviços governamentais se adequem à realidade.
“Neste período, é possível ver com clareza o quanto a tecnologia pode nos ajudar. Quando se trata de Licenciamento Ambiental, há uma imensa burocracia que deveria ser tratada somente indo ao órgão. Com o sistema em atividade, facilitamos o trabalho do empreendedor e damos mais celeridade ao ofício desempenhado pelos técnicos do Ipaam”, explicou Valente.
Sistemas lançados em junho de 2019
A primeira parte do sistema, introduzida nas atividades do Ipaam em 2019, é composta por atividades em que o usuário faz o cadastro sem precisar da análise interna dos técnicos do órgão.
Fazem parte da primeira etapa do sistema informatizado: Declaração de Inexigibilidade, Sistema de Emissão da Carteira de Pesca Amadora, Gestão de Demandas e Entrada Única.