Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Hoje é o dia do apelo pela valorização da bicicleta como meio de transporte

O Dia Mundial da Bicicleta foi estabelecido pelas Nações Unidas, para incentivar as cidades a investirem no uso desse tipo de transporte

Compartilhe:

Neste Dia Mundial da Bicicleta, o meio de transporte está sendo comemorado em duas mãos: como uma forma saudável de exercício e de movimentação autorizada durante a crise global de Covid-19.

Com a restrição sobre a maioria de atividades e movimentos por causa do isolamento social, o transporte sobre duas rodas tornou-se também uma oportunidade de recreação para muitas pessoas em grandes centros urbanos.

Mulher indígena da Colômbia em La Guajira com sua bicicleta. Foto: UNIC Bogotá/Dagoberto Muñoz

Aluguel

As bicicletas são confiáveis, ambientalmente corretas e podem ser adquiridas, em muitas partes do mundo, por um preço acessível.  Várias cidades estão investindo nesse meio de transporte com bicicletas de aluguel.

O município de Milão, na Itália, por exemplo, anunciou que transformará 35 km de ruas em ciclovias e espaços para caminhada assim que as restrições associadas à pandemia forem suspensas.

Além disso, a bicicleta deverá ser parte ativa das ações de recuperação da pandemia.

Pedalar ajuda na promoção de cidades saudáveis e de cidadãos ativos. A bicicleta também evita a poluição causada por carros e outros veículos que utilizam combustíveis fósseis.

Cidades do futuro

Neste Dia Mundial da Bicicleta, as Nações Unidas pedem a governos que melhorem a segurança nas estradas e nas ruas para proteger os ciclistas e integrá-los em projetos de infraestrutura e transporte.

Medidas para salvaguardar pedestres e ciclistas devem ser parte do planejamento das cidades para o futuro.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, ajuda governos e partes interessadas em países em desenvolvimento a investirem em ciclovias e outros passos de infraestrutura para a maioria das pessoas: que caminham e andam.

Passeio ciclístico do Movimento Pedala Manaus

Pedala Manaus

Em Manaus, os benefícios do uso da bicicleta são defendidos e praticado pela ong Pedala Manaus, que conta com o apoio da Prefeitura de Manaus e da Abraciclo, associação dos fabricantes nacionais de bicicletas, em suas ações e campanhas.

“Em defesa da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte”, anuncia um cartaz da ong postada em sua conta no Facebook.

Os passeios noturnos dos ciclistas da ong pelas ruas de Manaus servem para chamar a atenção da população para a importância do uso desse veículo e da Prefeitura, para que sejam criadas ciclovias na cidade.

Juscelino Manso, um dos líderes do Pedala Parintins

Parintins

No interior do Amazonas, a bicicleta já foi de longe o transporte mais usado pela população.

Esse quadro mudou com a chegada das motocicletas, a partir da década de 1980.

Em Parintins (AM), parte da população também se mobiliza para retomar o uso da bicicleta.

O movimento Pedala Parintins também realiza passeios noturnos e participa de atividades festivas e filantrópicas..

Um dos líderes desse movimento, Juscelino Manso, enfatiza que pedalar é bom para a saúde das pessoas e das cidades. “O ato de pedalar pela cidade também aproxima as pessoas”, disse.

Ele postou um vídeo no Youtube com essa mensagem.

Juscelino usa a bicicleta na maioria dos seus deslocamentos pela cidade.

Fonte: ONU News/Redação

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.