Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Especialista diz que êxito do ensino a distância veio para ficar

O coordenador de Tecnologia da Informação da Fametro, André Botelho, afirma que a tendência da rotina do ensino a distância durante a pandemia é a de ser incorporada pelas escolas e universidades.

Compartilhe:

As experiências exitosas adotadas no ensino à distância, durante a pandemia de coronavírus, deverão continuar fazendo parte da rotina dos estudantes, mesmo após o retorno das aulas presenciais nas escolas e universidades.

No Centro Universitário Fametro, iniciativas que surgiram com a crise, como a implantação da plataforma EducaMobile, que permite ao aluno ter acesso a uma série de serviços e conteúdos, têm tudo para permanecer funcionando.

Logo no início das atividades remotas, alguns alunos da instituição apresentaram dificuldade para acessar os conteúdos das aulas, por não terem acesso a uma estrutura adequada. A maioria tem celular ou tablet e determinadas tarefas não se adequavam a esses aparelhos. Por isso, a instituição criou rapidamente uma plantaforma que pudesse ajudá-los.

O EducaMobile é uma plataforma semelhante ao Portal do Aluno, mas possui interface e características adaptadas a celulares e tablets. Quando o estudante acessa o site da Fametro por meio de um celular ou tablet e procura entrar no portal, automaticamente, é direcionado para o EducaMobile.

“A solução permite que alunos e professores realizem operações do dia a dia de maneira prática e bem mais simples”, explica o coordenador de Tecnologia da Informação da Fametro, André Botelho.

O EducaMobile conta com as mesmas funcionalidades do Portal do Aluno tradicional, entre elas, agenda, aulas, avisos, avaliações, disciplinas, financeiro, histórico, horários, notas e faltas, solicitações, entre outros serviços. É possível também fazer pagamento de mensalidade via cartão de crédito e débito, na própria plataforma, ou emitir o código de barras do boleto.

A Fametro também produziu tutoriais para que os alunos aprendessem de forma simples como ter acesso aos conteúdos das aulas disponibilizados pelos professores.

Os professores também têm buscado alternativas para tornar as aulas ainda mais dinâmicas e didáticas. Aulas em formato de lives e chats, além de palestras com especialistas de várias áreas são alguns dos exemplos nesse sentido.

O objetivo é manter a interação e proximidade com os estudantes. Além disso, professores e coordenadores têm ficado à disposição dos alunos full time, para tirar dúvidas e dar suporte às aulas.

O estudante do curso de Odontologia da Fametro, Gabriel Amaral da Silva, conta como tem sido o processo de adaptação às aulas remotas. Ele diz que entende que inúmeras mudanças precisaram ser feitas para se adaptar ao atual momento.

“No início, não foi fácil se adaptar às novas ferramentas, mas com suporte e apoio da equipe tudo se encaixou”, afirmou.

De acordo com Gabriel, a iniciativa da Fametro de continuar com as aulas, mesmo de forma online, foi muito importante para que não houvesse atraso no calendário.

“O trabalho incansável da coordenação e dos professores fez toda a diferença. Eles buscaram se reinventar, proporcionando aulas e atividades diferenciadas”, destacou.

Para a estudante de Psicologia Alziane Evelyn, como tudo que é novo, houve um estranhamento no início, rapidamente superado.

“Toda a equipe está muito empenhada e comprometida com o aprendizado dos alunos. As plataformas utilizadas estão sendo de grande ajuda, pois através delas temos todo o material e conteúdo para estudar e aprender com qualidade. Os professores estão sempre dispostos a esclarecer qualquer dúvida e ajudar. São muito acessíveis”, enfatizou.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.