Garantido abre live com ladainha rezada para Santo Antônio desde 1913
Um clip da ladainha da véspera do dia de Santo Antônio abre nesta sexta-feira (12/06) a live que vai lembrar a primeira das saídas dos brincantes do Garantido às ruas de Parintins (AM), para homenagear os santos católicos do mês de junho.
O vídeo foi elaborado por descendentes do pescador e agricultor Lindolfo Monteverde, fundador desse agremiação.
O tema da live é O amor é Garantido, uma alusão ao poder casamenteiro de Santo Antônio e ao Dia dos Namorados, hoje (12/6). O evento, que vai começar às 21h, será transmitido pela TV A Crítica e se estenderá até a meia noite, com a participação dos principais itens do boi.
Antes da existência do festival, o boi saía às ruas para brincar nos terreiros dos padrinhos e simpatizantes, que ofertavam aos brincantes mingau de milho verde, mingau de arroz, refresco com pão doce e bebidas quentes.
Estão mantidas até hoje as saídas do bumbá na véspera do dia de Santo Antônio, no dia de São João, 24, e no dia da matança, em 17 de julho, quando os brincantes encenam o auto do boi-bumbá, cujo ápice é a morte do boi..
São João é o santo para quem Lindolfo Monteverde fez o Garantido como pagamento de promessa.
O fundador clamou ao santo a cura de terrível febre que sofrera quando ainda criança, e logo foi atendido.
No dia São Pedro, 29 de junho, o bumbá já está se apresentando ou se preparando para apresentar o seu espetáculo na arena bumbódromo, onde disputa com o Caprichoso o título de campeão do ano. O festival é realizado na última semana de junho.
Há também a Alvorada, uma passeata que marca a abertura dos ensaios do boi-bumbá, em 1.º de maio, Dia de São José Operário, o padroeiro do bairro reduto da velha guarda garantidense.
Outra dia festivo na Baixa da Xanda é o do nascimento de Lindolfo, 2 de janeiro, conhecido como Dia da Tradição.
Ladainha
A ladainha, rezada toda em latim, é realizada há 107 anos no terreiro do Garantido, hoje conhecido com Curralzinho da Baixa.

Essa tradição indica, também, que as mulheres participavam ativamente da organização da brincadeira, como na preparação espiritual dos brincantes, no acolhimento dos brincantes e suas famílias que vinham de outras comunidades, no embelezamento do curral e do barracão de festas, na elaboração das fantasias, das bebidas e da alimentação.
A brincadeira de terreiro não era protagonizada por elas, pois, aquelas que se aventurassem no dois pra lá, dois pra cá, certamente seriam tachadas como moças “pouco sérias”.
O santo de promessa do Garantido é São João, mas Santo Antônio, ao que tudo indica, também era amado pela família havia muito tempo.
A mãe de Lindolfo chamava-se Antônia Alexandrina, a dona Xanda, de onde vem o nome Baixa da Xanda, também conhecida hoje como Baixa de São José.
A esposa do fundador chamava-se Antônia e o casal batizou uma das meninas como Antônia Alexandrina.
O segundo filho, que levou o nome de João Batista, tornou-se substituto de Lindolfo na condução do bumbá até o final da década de 1980.
São vários os netos/as, bisnetos/as e tataranetos/as com os nomes Antônio, Antônia e João.
Assim, a ladainha da véspera de Santo Antônio reafirma, todos os anos, o vínculo de devoção popular do Garantido com a fé cristã, que se espalhou pelo mundo com a crença de que homens e mulheres que se tornam santos exercem uma intermediação entre Deus e os humanos.
Pandemia
O clip da ladainha foi gravado conforme os rigores de segurança determinados pelas autoridades sanitárias do município, para evitar a disseminação do novo coronavírus, assegurou a presidente da Associação Regional Lindolfo Monteverde, jornalista Suzan Monteverde.
A entidade foi criada pelos descendentes de Lindolfo e dona Antônia para proteger o patrimônio material e imaterial do boi-bumbá Garantido.
Para Suzan, o Garantido nasce das culturas trazidas pelos negros maranhenses para Parintins, por isso é um patrimônio da cultura popular amazonense.
A associação foi criada pelos Monteverde, segundo ela, para celebrar e proteger o legado cultural de seus antepassados, cujo propósito fundamental é festejar a fé, o amor e a liberdade com alegria transbordante.