Professora mobiliza estudantes na quarentena com literatura e arte

Compartilhe:

Maias de quarenta alunos do ensino fundamental e ensino médio da Zona Leste de Manaus já participam das atividades do projeto Literatura e Arte, idealizado e realizado pela professora Renata Souza, da  escola estadual Júlio Bitencourt.

Ela criou o projeto para promover a interatividade entre estudantes, professores e a comunidade por meio da leitura dos autores e autoras clássicos. Assim, ela também estimula a criatividade dos alunos no período de isolamento social.

A segunda edição do evento aconteceu na sexta-feira (12/06) e contou com a participação de mais de 40 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Júlia Bittencourt e estudantes do ensino médio da Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM 8), ambas localizadas na zona oeste de Manaus.

Desta vez, o tema escolhido foi O empoderamento do negro através da literatura e da arte e contou com uma extensa programação, com análise do filme O menino que descobriu o vento e palestras sobre o empoderamento negro e a música black.

De acordo com a idealizadora da ação, Renata Souza, o objetivo é proporcionar aos alunos o conhecimento e aprendizado regional, nacional e universal durante a quarentena.

“No contexto de pandemia, muitos estudantes acabam ficando desestimulados a estudar. Desta forma, torna-se importante a criação de um espaço onde eles possam expressar suas emoções através da arte e da literatura”, explicou.

A ação teve ainda a participação dos alunos na atividade A expressão da arte pela dança, por meio da qual eles compartilharam vídeos com os colegas utilizando a hashtag #LITERATURAEARTE.

Concurso

A segunda edição do projeto promoveu uma premiação entre os estudantes. Eles enviaram trabalhos sobre Arte e Literatura e, ao final da atividade, os melhores desenhos serão contemplados.

Como acontece

O evento Literatura e Arte é realizado via grupos de aplicativos de mensagens, live no Instagram e vídeos publicados no YouTube.

“A ideia é promover um encontro completamente virtual. O projeto tem pretensão de inovar em cada edição e espera alcançar alunos de outras escolas de Manaus”, completou Renata Souza.

Após a atividade, todos os vídeos são publicados na página do Instagram @literaturaearte_manaus e no YouTube..

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.