Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381
Viajando pelas culturas dentro de um grão de areia
Entre 2010 e 2011, acompanhei a elaboração do projeto do boi de arena do boi-bumbá Garantido. O "boi de arena" é a realização das ideias dos artistas no bumbódromo, na disputa do título de campeão do ano com o boi-bumbá Caprichoso, na ultima semana de junho.
Esse festival. realizado desde 1965, é hoje conhecido no Brasil e no exterior pela beleza artística, que envolve, em um só tempo e espaço, literatura, teatro, música, dança etc.
Os artistas criam um enredo e, a partir dele, desenvolvem o espetáculo para ser visto e compartilhado pelo público.
O êxito do bumbá depende da viagem dos artistas pelo mundo das culturas do visível e do invisível. O importante nesse contexto é compreender que essa viagem pode ser feita a bordo de uma nave espacial ou a bordo de uma grão de areia.