Campanha da ONU sugere pausa global a usuários de redes sociais

O objetivo dos participantes da iniciativa é combater as falsas notícias sobre a Covid-19

Compartilhe:

Os participantes da campanha das Nações Unidas para combater notícias falsas na internet promovem, na próxima terça-feira (30/06), uma pausa global em redes sociais e plataformas digitais.

O anúncio foi feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, durante uma entrevista a jornalistas, em Nova Iorque, nesta quinta-feira (25/06).

Site em português

A iniciativa é parte da campanha Verificado que incentiva o compartilhamento de notícias verdadeiras na internet.

O objetivo é combater a desinformação durante a pandemia da Covid-19.

Para aderir à campanha, os participantes podem se inscrever no site, onde recebem notícias precisas e confiáveis que podem então compartilhar com amigos, conhecidos e familiares.

Na segunda-feira, o Centro de Informação da ONU no Brasil, Unic-Rio, lançou o site em português da campanha.

Ali, os usuários podem acessar os conteúdos pelo endereço: compartilheverificado.com.br.

O chefe da ONU afirmou que o mundo não pode ceder os espaços virtuais àqueles que publicam “mentiras, medo e ódio”.

Aplicativos

Guterres lembrou: “A desinformação é divulgada online, em aplicativos de mensagem e de pessoa para pessoa. Seus criadores usam produção e métodos de distribuição maliciosos. Para combater isso, cientistas e instituições como as Nações Unidas precisam alcançar pessoas com informação correta, na qual possam confiar.”

Parceria

A subsecretária-geral do Departamento de Comunicação Global, Melissa Fleming, contou que “em muitos países, a crescente desinformação em canais digitais está impedindo a resposta da saúde pública e provocando instabilidade. Há esforços inquietantes de explorar a crise para avançar nativismo ou atingir grupos minoritários, o que pode piorar na medida em que a pressão aumenta nas sociedades e instabilidades econômicas e sociais entram em cena”.

O site Verificado é realizado em colaboração com a Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo, e tem o apoio da Fundação Ikea e da Luminate.

Além disso, o projeto também conta com o apoio de articulação da Nexus.

Fonte: ONU News com informações do comunicado divulgado pelo Unic-Rio.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.