Live em homenagem ao segundo amo do Garantido toca toadas de raiz

O segundo amo do boi-bumbá Garantido, João Batista Monteverde, foi homenageado ontem, no seu 79º aniversário de nascimento, pela Associação Regional Lindolfo Monteverde, com uma live Memória, Versos e Toadas, transmitida diretamente da orla de Parintins.

O evento foi realizado entre às 16h e 19h e foi transmitido pelo Youtube (conta da Paulinho Produções)e Facebook (conta da Associação Regional Lindolfo Monteverde)

A Associação foi fundada pelos parentes de Lindolfo Monteverde para resguardar a sua memória e seu legado para a cultura amazonense.

“Lindolfo criou o Garantido para levar alegria às pessoas e a sua vontade se expressa nas toadas de boi-bumbá que se ouve em Parintins e pelo Brasil agora”, disse a presidente da associação, jornalista Suzan Monteverde, bisneta de Lindolfo.

João Batista comandou o Garantido até o começo da década de 1990, quando o bumbá passou a ser ente jurídico e dirigido por grupos de torcedores escolhidos por meio de eleição direta.

Entre os torcedores, Batista é reconhecido como herdeiro da voz de Lindolfo, um habilidoso versador de improviso e carismático dirigente da rapaziada da Baixa da Xanda, berço de nascimento do boi-bumbá Garantido.

Atualmente, por motivo de saúde, o segundo amo está recolhido em sua casa, no bairro Djard Vieira, onde recebe amigos para conversar sobre temas que ele domina como ninguém: trabalho, cantorias, versos, namorações e, sobretudo, boi-bumbá Garantido.

Dé Monteverde, neto de Lindolfo Monteverde, explicou didaticamente os motivos poéticos das toadas tocadas pelo grupo Amigos da Baixa.

Assim demonstrou que os poetas do Garantido estavam antenados ao que acontecia na cidade, no Brasil e no mundo.

O boi-bumbá registrava em suas cantorias desde a insatisfação com os políticos até as preocupações com a primeira e a segunda guerras mundiais.

Os organizadores do evento informaram que a live alcançou seis mil internautas pelo Facebook e pelo Youtube.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.