Professor cria espaço de agitação cultural em Parintins

Compartilhe:

O professor Raimundo Djard Vieira Filho anunciou que vai abrir em Parintins, assim que a pandemia do novo coronavírus passar, a Casa de Cultura D´Luz, localizada no entorno do bumbódromo, lado da arquibancada do boi-bumbá Caprichoso.

O D´ se refere a Dajard, homenagem ao seu pai, ex-prefeito de Parintins Raimundo Djard Vieira, e Luz, à Luzia, a sua mãe, Luzia Prestes Vieira, ambos já falecidos.

“O imóvel é de minha propriedade e será colocado à disposição das pessoas interessadas em agitar culturalmente a cidade”, explicou.

O espaço possibilita a realização de exposições (pintura, fotografia, instalações etc.), cursos livres para até trinta pessoas, sala para exibição de filmes até a encenação de peças teatrais.

Ele explica que a casa é pequena, mas o seu propósito é colaborar com pessoas que não possuem lugar algum para elaborar, debater e praticar suas ideias.

“Estou me referindo a um lugar que, no contexto da nossa realidade, se torna enorme. Não estou tratando de ideias faraônicas”, afirma.

Para o professor, D´Luz vai mostrar que ideias modestas podem mexer com os movimentos culturais de uma cidade.

Ele faz críticas às políticas públicas que se assentam em grandes obras para tudo. “Por que as prefeituras não podem construir pequenas salas de teatro, cinema, leitura etc. nas periferias das cidades?”, questiona.

Djard Vieira é sociólogo, Mestre em Processos Socioculturais na Amazônia (PPGSCA-Ufam) e doutorando em Antropologia (PPGAS-Ufam).

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.