O projeto Literatura e Arte, idealizado e realizado pela professora Renata Souza, da escola estadual Júlio Bitencourt e escola estadual Coronel Pedro Câmara, reuniu, na sexta-feira (03/07), mais de quarenta alunos do ensino fundamental e ensino médio em debate online sobre questões indígenas. Ambas escolas estão localizadas na da Zona Leste de Manaus
Pela manhã, das 10h às 12h, os alunos participaram por uma sessão de introdução à leitura de clássicos, tais como Iracema, O Guarani e Ubirajara, de José de Alencar; Manifesto e Antropofágico, de Oswald Andrade, mais uma análise sobre o tema Mas afinal, quem são os índios? Os alunos ainda assistiram ao documentário As guerras da conquista, pela plataforma Team.
A programação da tarde, das 14h às 16h, contou com atividades relacionadas ao tema sob a coordenação da professora Renata Souza. A situação indígena atual, com a apresentação do desenho Francisca e a utopia da liberdade, com a montagem da acadêmica de biotecnologia da Ufam Nathália Raquel, e com o Quiz de desenho animado e roda de conversa com a professora Renata Souza.
Renata disse que o projeto vem cumprindo com o seu propósito, que é mostrar aos alunos que literatura e artes são necessárias à aquisição de novos conhecimentos. Isso porque ambas formam um ambiente lúdico e criativo e, assim, os alunos de sentem mais à vontade para se expressar.
Das atividades de sexta-feira, a professora recebeu redações, poesias e outros textos, e também desenhos, que representam o entendimento daquilo que eles viram e ouviram durante a programação.
O indígena luta por seus ideais/ Eles nunca desistem/ Pois representam uma rica diversidade cultural, acentuam os versos de Yasmim Beatriz.
“Os indígenas lutaram por aquilo que sabiam que era certo, mas aquele que lutavam contra [eles] não sabiam se aquilo era correto, mas eles são guerreiros e não desistiram, lutaram até o fim para mais uma vez conseguir o que por herança já era deles […]”, escreve aluna Ranaele. 8.º ano 2.
Os desenhos interpretam as informações literárias, filmícas e também a forma como a sociedade a sociedade vê e se relaciona com com os indígenas.
O importante nessa atividade, segundo Renata Souza, é poder acompanhar, no decorrer do projeto, as mudanças de percepção dos alunos sobre os temas abordados.