Hoje é o dia da pizza e das suas versões para todos os gostos

“Já temos disponível uma grande variedade de queijos sem lactose e queijo vegano. O molho de tomate tradicional pode ser substituído pelo de tomate orgânico ou azeite. Isso tudo sem perder o sabor da pizza”,, afirma Lívia Ribeiro, nutricionista do Pátio Gourmet

Nesta sexta-feira (10) é comemorado o Dia da Pizza, prato que é um dos mais consumidos no mundo – praticamente uma unanimidade. No entanto, muitas pessoas deixam de experimentar as delícias por seguirem uma dieta específica ou terem algum tipo de restrição alimentar. Pois saiba que as receitas de massa de pizza agora contam com versões para todos os gostos.

A nutricionista do Pátio Gourmet, Lívia Ribeiro, diz que, atualmente, o mercado oferece uma variedade grande de tipos de farinhas, que permitem variar as receitas e, com isso, ter versões de massa de pizza mais saudáveis.

Além disso, os recheios também podem ser com ingredientes que se adequam à necessidade de cada pessoa.

“Já temos disponível, por exemplo, uma grande variedade de queijos sem lactose e queijo vegano. O molho de tomate tradicional pode ser substituído pelo de tomate orgânico ou azeite. Isso tudo sem perder o sabor da pizza”, afirmou.

A mineira Emily Mazzeto é apaixonada por pizza e há dois anos foi diagnosticada com intolerância à lactose. Desde lá, ela tem buscado alternativas de alimentos que se adequem a sua dieta.

“Um dos meus sabores de pizza preferido é o quatro queijos. Quando descobri a intolerância achei que não ia mais conseguir comer, mas depois de pesquisar vi que é possível substituir os ingredientes por opções mais saudáveis”, destacou.

A nutricionista ressalta que, com algumas adaptações, é possível saborear uma deliciosa pizza.

“Apesar da fama de inimiga da dieta a pizza pode sim ser saudável. Basta escolher bem os ingredientes e não exagerar no consumo”, frisou.

Uma opção é a pizza com massa de farinha integral, que é fonte de fibras, aumenta a saciedade, melhora o trânsito intestinal, além de possuir vitaminas B1 e B6 e minerais como fósforo e magnésio. Outra sugestão é usar a farinha de aveia que, assim como a integral, é uma alternativa rica em nutrientes.

Para os intolerantes a gluten, uma opção é a farinha de arroz. Além de ter nutrientes que ajudam a regular o organismo, é fonte de fibras e vitaminas do complexo B.  Para quem prefere uma versão leve, a massa de clara de ovo também cai bem, pois é fonte de proteínas e outros nutrientes e tem baixa ingestão de gordura.

Os veganos têm a alternativa deliciosa da pizza com massa de couve-flor, hortaliça rica em cálcio, fósforo, fonte de folato e vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Para o recheio, Lívia indica ingredientes como abobrinha, palmito, muçarela de búfala, rúcula, tomate seco, entre outros itens.

“Dessa forma, todos podem comemorar o Dia da Pizza e saborear esse que é um dos pratos mais populares entre os brasileiros”, afirma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.