Famílias da AL e Caribe são convidadas a compartilhar contos em vídeos

O convite é da A UNESCO e do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC)

A UNESCO e o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC) convidam todas as famílias da América Latina e do Caribe a criarem histórias e compartilhá-las em vídeos de até 5 minutos de duração com a hashtag  #OsContosDoVento no Facebook e no Instagram.

Contar contos e histórias em família promove o desenvolvimento de habilidades para a vida, bem como atua no fortalecimento de vínculos saudáveis. Esses vínculos são fortes, mas também são sutis, como o vento. Essa é a ideia central da iniciativa: que os Contos do vento fortaleçam laços familiares e, ao mesmo tempo, ajudem a construir relações mais amplas, com outras famílias, outros países e outras culturas da região.

Além disso, a campanha tem como objetivo promover a participação e a integração regional pelo compartilhamento de uma pequena parte de saberes e de contextos, por meio da contação de histórias e contos.

O fechamento de escolas, bibliotecas, centros culturais e outros locais de encontro, como resposta preventiva à COVID-19, causou impactos na vida de todas as pessoas. As famílias enfrentam o desafio de realizar atividades que promovam aprendizagens significativas, além de contribuírem para a convivência harmônica. Uma dessas atividades é exatamente a de contar contos. Tais histórias são recursos fundamentais para desenvolver aprendizagens e proporcionar a possibilidade de conhecer muitas outras realidades.

As histórias e contos para o concurso podem ser sobre qualquer um dos seguintes temas:

  • Como podemos cuidar uns dos outros nestes tempos de confinamento e distanciamento social?
  • Como você se relaciona com seus amigos, com sua família ou com seus vizinhos durante a pandemia?
  • Como podemos construir um mundo diferente depois que a pandemia terminar? Como seria este mundo?

Baixe as regras completas (PDF em espanhol) aqui. 

Depois de publicar seu conto nas redes sociais com a hashtag #ContosDoVento, preencha o formulário (em espanhol) disponível aqui.


Fonte: ONU Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.