Família Montevede realiza live sobre o dia da morte do boi

Compartilhe:

Familiares do fundador do boi-bumbá Garantido, Lindolfo Monteverde, realizarão hoje (17/07, a partir das 18h,  a live Tradição: os Monteverde na Mesa do Lindolfo, para encerrar o ciclo anual de festividades do bumbá que se inicia em maio.

Em tempos normais, o bumbá se despediria com o auto da morte do boi, a teatralização da narrativa de fundação do boi-bumbá: Catirina, grávida, deseja comer a língua do boi mais bonito da fazenda, onde ela e seu marido, o Pai Francisco, viviam como peões/vaqueiros.

Pai Francisco, para aplacar o desejo da amada, mata o animal e, a partir daí, segue-se o enredo com a perseguição ao casal, pelo dono da fazenda, e culmina com o ressuscitar do boi, por milagre atribuído ao pajé e suas pajelanças.

O auto da morte do boi, realizado no terreiro tradicional (hoje chamado curralzinho da Baixa), persiste pela determinação dos moradores da Baixa da Xanda (hoje conhecida também como Baixa de São José), liderados pela família Monteverde, de manter viva uma tradição secular do folguedo.

A live terá como cenário a casa de Lindolfo e dona Antônia, com os seus familiares sentados à mesa, que relembrarão os principais momentos da morte do boi: desde os seus preparativos até o encerramento.

Assim, haverá conversas sobre os padrinhos, sobre os ornamentadores do terreiro, da casa e do barracão, sobre as cozinheiras e cozinheiros, sobre Lindolfo e dona Antônia e as pessoas que os ajudaram a criar o boi-bumbá Garantido.

Para cada bloco de conversa, haverá uma toada tema, cantada pelos artistas da família, entre eles, João Batista Monteverde, filho de Lindolfo Monteverde, e segundo amo do boi Garantido.

O evento se encerrará com a encenação de trechos do auto da morte do boi.

A presidente da Associação Regional Lindolfo Monteverde, Suzan Monteverde, bisneta do fundador, disse que “foram tomadas todas as providências sanitárias para que esse encontro familiar ocorra de forma segura”.

Aos brincantes e torcedores do bumbá ela enviou uma mensagem: “No próximo ano, se Deus quiser, estaremos todos juntos no curral da Baixa, abraçados e honrando o legado do nosso fundador”.

Links da live:

Canais de YouTubehttps://www.youtube.com/c/Garantido

https://www.youtube.com/c/LegiãoVermelha

Facebook

https://www.facebook.com/associacaoregionalindolfomonteverde/

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.