Com apenas R$ 0,79 e mais 1kg de alimento não perecível (com exceção do sal e açúcar), é possível ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade e, ainda, se inscrever em um dos dezessete cursos técnicos do Centro de Ensino Literatus e dar início a uma formação profissional que oferece maiores oportunidades no mercado de trabalho.
Os interessados podem realizar a Matrícula Solidária até dia 10 de agosto, nas unidades do Literatus, localizadas na rua Pará (no bairro Nossa Senhora das Graças), e na avenida Djalma Batista (no São Geraldo), no www.literatus.edu.br ou WhatsApp (92) 9 8142-1615.
O aluno pode adquirir o alimento de forma mais rápida, prática e segura, através da lista disponível no site da Bemol, https://bit.ly/matriculasolidaria.
Caso o aluno compre o alimento com a Bemol não é necessário que ele faça o resgate do produto.
Já para quem preferir adquirir no estabelecimento de sua preferência, deverá entregá-lo no Literatus do Nossa Senhora das Graças, para confirmar a matrícula.
Os alimentos arrecadados com a campanha serão doados para o projeto Mudadores de Rua, que ajudam pessoas em situação de rua, comunidades e instituições carentes com ações de entrega de alimentos, roupas e higiene.
Formado por 250 voluntários, o Projeto Mudadores de Rua beneficia cerca de 600 pessoas mensalmente.
“Essas doações serão fundamentais para a manutenção do trabalho que realizamos, principalmente agora na pandemia, já que muitas pessoas tiveram queda na renda por ficarem doentes ou desempregadas nesse período”, informa um dos diretores do projeto, Matheus Demasi.
Para evitar aglomerações, o Mudadores de Rua adotou uma nova estratégia nas ações e, assim, reduzir a quantidade de pessoas no ambiente.
Matheus explica que foi realizado o cadastro das pessoas em situação de vulnerabilidade e os voluntários foram divididos por grupos: os responsáveis por conseguir doações em espécie, os que comprarão as cestas básicas e os que realizarão as entregas.
Vantagens
As opções de cursos oferecidos na Matrícula Solidária são: Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Radiologia, Técnico em Estética,Técnico em Logística, Técnico em Finanças, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Qualidade, Técnico em Administração, Técnico em Edificações, Técnico em Automação, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica.
“Os cursos técnicos são uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida, visto que as capacitações têm menor duração quando comparadas a uma graduação superior. Além disso, outras vantagens são o baixo custo e o conhecimento mais prático sobre determinada área”, destaca a mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha.
A educação técnica também pode ser realizada paralelamente ao ensino médio ou logo após a sua conclusão. Com isso, ela se torna uma excelente opção para os jovens que buscam o primeiro emprego.