Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

História de 50 anos da Faced/Ufam é apresentada em Revista Científica

Compartilhe:

A história da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam), que completou 50 anos no dia 30/06, é o tema do artigo As raízes da Faculdade de Educação da Ufam, de autoria do pesquisador e professor da instituição Fábio Souza Lima, publicado na edição especial da Revista Amazônida do Programa de Pós-Graduação em Educação, em 13 de julho.

A pesquisa teve por objetivo analisar o contexto histórico, político e econômico em que se desenvolveu a Instituição Escolar Faced/Ufam nas décadas de 1960 a 1980. Por conta disso, embora a Faculdade tenha sido criada em 1970, ele precisou retornar aos anos 1960 para entender em que contexto o curso de Pedagogia se desenvolveu dentro da antiga Faculdade de Filosofia e Ciências, até que surgisse a Faculdade de Educação nos anos 1970.

O artigo está no campo da história da educação e demonstra o importante papel da instituição na formação de profissionais para atuarem no ensino no Amazonas. Como fonte, a análise de uma bibliografia específica sobre o tema de crescimento das universidades brasileiras foi utilizada.

Outra fonte importante foi o Jornal do Comércio, principalmente no que se refere aos anos 1960, usada como referência para contextualizar o ambiente econômico, político e social da Cidade.

A edição especial da Revista Amazônida coloca à disposição do público inúmeros artigos de pesquisadores nacionais e internacionais com essa temática. O conteúdo da edição expõe inúmeros pontos de vistas do processo histórico da educação e da trajetória das instituições.

As contribuições são inumeráveis em razão do escasso material relativo ao tema. O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced coloca à disposição, por meio de sua revista científica, referencial para novos pesquisadores e ao público em geral.

O professor Fábio Souza Lima, editor convidado da Revista Amazônida, afirmou que a pandemia dificultou o trabalho de organização da edição, como também vários outros processos.

 A pandemia do novo coronavírus dificultou as várias tarefas que tínhamos que realizar durante o processo de organização do dossiê. Foi uma etapa complicada porque tínhamos várias atribuições ao mesmo tempo. Foi preciso organizar os vários artigos que chegavam e, ao mesmo tempo, pesquisar sobre a história da Faced. Foi um trabalho que saiu absolutamente do zero. Mas, apesar das dificuldades, a edição especial da Revista ficou pronta no prazo e o meu artigo também. No final, foi uma experiência intensa e gratificante participar deste processo porque só estou há um ano na Ufam. Conseguimos colocar à disposição da academia uma abordagem inédita sobre a história da Faced. É um artigo que tem por objetivo estudar as raízes da unidade acadêmica enquanto instituição educacional entre as décadas de 1960 a 1980.

Fábio Souza Lima

Acesse o artigo AQUI


Fonte: Ufam/Ascom

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.