Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Brasileira é destacada pela ONU entre “sete vozes jovens pela mudança”

Compartilhe:

A ativista brasileira Renata Koch Alvarenga, de 23 anos, é uma das sete “vozes jovens pela mudança” destacadas pela ONU Mulheres.

A jovem é fundadora e diretora da EmpoderaClima, uma plataforma sobre justiça de gênero e clima que opera em quatro línguas.

Ambiente e gênero

A ONU Mulheres perguntou a estes ativistas qual é a sua esperança para o futuro e o que representa para eles reconstruir melhor, depois da pandemia de Covid-19.

Renata Koch Alvarenga destacou a importância de abordagens intersetoriais entre movimentos. Segundo ela, como ecofeminista, seu “trabalho em defesa de gênero e clima está centrado na interseccionalidade e continuará sendo.”

A brasileira contou ainda que “o ambientalismo interseccional destaca a importância de levar em consideração as comunidades vulneráveis ao lado do meio ambiente, porque muitas questões de justiça social, como sexismo e racismo, estão intrinsecamente sobrepostas.”

A ativista afirmou que todos precisam incorporar o antiracismo em suas vidas diárias. Para ela, isso significa atuar na área do clima, “porque não há justiça climática sem justiça racial.”

Mundo

A ONU Mulheres falou ainda com jovens de países como Índia, Canadá, Tunísia, Suécia, Uganda e Alemanha, com idades entre os 15 e os 27 anos.

A indiana Anya Kathpalia, por exemplo, destacou o problema do fosso digital entre homens e mulheres e as reações adversas à igualdade de gênero.

Já Leah Namugerwa, do Uganda, disse que todos precisam repensar o seu papel na proteção do planeta e que muitos dos hábitos desenvolvidos durante a pandemia devem ser mantidos.

Shila Block, da Alemanha, contou que era filha de migrantes iranianos e que, para ela, os temas da migração, feminismo e justiça racial estão interligados.

Jovens

Em todo o mundo, existem cerca de 1,8 bilhão de jovens, com idades entre 10 e 24 anos, na vanguarda dos movimentos pela igualdade, justiça e dignidade para todos.

Segundo a ONU Mulheres, “eles estão levantando suas vozes e exigindo um futuro melhor a cada dia.”

À medida que a pandemia de Covid-19 sobrecarrega os serviços de saúde, interrompe a educação e elimina meios de subsistência, estes jovens estão defendendo as necessidades de suas comunidades.

Para a ONU Mulheres, “eles querem que suas prioridades sejam refletidas nos pacotes de resposta, eles querem igualdade racial, igualdade de gênero e ação climática.”

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.