Quem nunca recebeu a indicação de um chá para melhorar de uma gripe, mal estar estomacal ou simplesmente para dormir melhor? A bebida milenar está muito presente no dia a dia das pessoas e,
A nutricionista do Pátio Gourmet, Lívia Ribeiro, confirma a eficácia dos chás para aliviar gripes, mal estar estomacal e melhorar a qualidade do sono.
Os chás possuem propriedades – antioxidantes, calmantes, expectorantes e diuréticas – que favorecem e beneficiam a saúde dos usuários.
Um dos mais conhecidos, o chá verde tem propriedades diuréticas e antioxidantes, além de contribuir para acelerar o metabolismo.
Lívia explica que o chá verde é ideal para quem quer queimar calorias e reduzir inchaço.
“Por conter ingredientes termogênicos, a bebida ajudar a ativar as reações metabólicas”, explicou.
Outro chá que tem sido bastante usado nos últimos anos, principalmente por quem deseja perder peso, é o de hibisco.
Preparado a partir da flor da planta, essa bebida é diurética, o que ajuda no funcionamento dos rins e tem alta presença de agentes antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células.
Tradicional, o chá de camomila é indicado para acalmar. De acordo com a nutricionista, essa bebida é muito usada para combater a ansiedade, insônia, indigestão, cólicas menstruais e gases.
Outra dica para acalmar os ânimos é tomar o chá de erva-doce. Seu consumo também é indicado para melhorar o processo digestivo, combater o excesso de flatulência, além de ajudar a reduzir as dores causadas pelas cólicas menstruais.
O chá de hortelã é saboroso e refrescante e, também, tem benefícios para saúde. Lívia Ribeiro ressalta que essa bebida é utilizada para melhorar a digestão, diminuir enjoos e vômitos.
“Esse chá é ideal para quem sofre com indigestão e flatulência”, disse.
Para a digestão, outra dica é o chá de gengibre. “Quem sofre com gastrite e problemas intestinais esse chá é uma ótima opção, porque auxilia na digestão das gorduras consumidas durante as refeições”, destacou.
Como preparar
Mesmo parecendo algo simples, preparar o chá da maneira correta é muito importante para manter o sabor e as propriedades terapêuticas da bebida.
A nutricionista orienta que a água seja fervida em uma panela de inox e que o fogo seja apagado quando as primeiras bolhas de ar começarem a subir.
Em seguida, é só adicionar as folhas, raízes ou sachês e deixar descansar tampado entre três e cinco minutos.
Lívia alerta que qualquer chá deve ser consumido em no máximo 24 horas após a preparação.
Isso, porque após esse período, ele entra em processo de fermentação, mesmo que tenha sido mantido dentro da geladeira.