Promovido pela escola In Cena Casa de Artes e Produções, o curso online Um estudo da obra Last Five Years, com os atores Diego Montez e Myra Ruiz, está chamando a atenção e fazendo sucesso entre artistas de vários estados do país.
Entre os inscritos, está a bailarina e cantora mineira Iara Almeida, a atriz e cantora cearense Ana Bia de Matos e o ator e dublador carioca Marcelo Grativol.
Diego Montez e Myra Ruiz são considerados dois dos principais nomes do teatro musical no Brasil. No curso, que iniciou na última segunda-feira (17), os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática o processo de montagem de um espetáculo.
O curso acontece todas as segundas e quartas-feiras, pela plataforma zoom, encerrando em 09 de setembro.
Iara Almeida conta que o curso está sendo uma oportunidade para se aprofundar no teatro. A sua experiência profissional está relacionada à dança e ao canto, mas desde o fim do ano passado ela passou também a investir na capacitação como atriz.
“Eu sou uma apaixonada pelo teatro musical e já conhecia o trabalho do Diego e da Myra. Quando soube do curso me interessei no mesmo momento, porque é uma chance de aprender com a experiência dos dois. A proposta do curso da In Cena é incrível e nos coloca em contato com grandes profissionais, mesmo à distância, sem precisar viajar para o Rio de Janeiro ou São Paulo”, destacou.
Segundo Iara, a primeira aula superou as expectativas. “O primeiro contato com eles foi ótimo, tiraram dúvidas e deram várias dicas sobre o mercado de trabalho. Terminei a primeira aula já com o pensamento bem diferente sobre a forma como devo direcionar minha carreira”, frisou.
Outra artista que está participando do curso é a atriz, bailarina e cantora Ana Bia de Matos. Para ela, é incrível a oportunidade que a escola In Cena está dando de reunir pessoas de várias partes do país em um curso com profissionais capacitados e com grande experiência.
“Sou de Fortaleza e, assim que vi a divulgação do curso, fiquei muito interessada. Se fosse uma programação presencial não teria como participar nesse momento”, destacou.
Ana Bia explica que gosta muito da obra Last Five Years e sempre quis estudar e se aprofundar no texto.
“Para ficar ainda melhor o curso é ministrado por Diego e Myra, que têm muita experiência no mercado e são incríveis. Já tive a oportunidade de assistí-los em Wicked e é maravilhoso a entrega deles em cena. Os dois foram uma inspiração para que eu me aprofundasse no teatro musical, porque até então eu me dedicava mais à dança”, afirmou.
Quem também está empolgado com o curso é o ator e dublador Marcelo Grativol. “A primeira aula já foi muito empolgante. A In Cena acertou na escolha dos professores. Diego e Myra são maravilhosos, disponíveis para tirar qualquer dúvida e têm um entrosamento entre eles que faz com que os alunos sintam-se confiantes. Fora isso, conta muito a experiência dos dois, que têm muito a acrescentar na formação de qualquer profissional da área”, avaliou.
Sobre o curso
Last Five Years é um musical escrito por Jason Robert Brown e que já ganhou versões em vários países.
O espetáculo serve de apoio durante todo o curso para que os alunos tenham uma visão completa do processo de montagem de um musical, desde o envio do currículo, audição, ensaios até a estreia do espetáculo.
A ideia é que os participantes tenham um panorama do mercado de teatro musical e estejam muito mais preparados para as oportunidades que surgirem.
Diego Montez e Myra Ruiz acumulam projetos de sucesso no teatro musical. Diego começou a carreira no SBT, atuando em novelas como Cúmplices de um Resgate e Z4.
Também teve passagem pela Record, na versão brasileira da novela Rebelde. Seu último trabalho na TV foi na novela Bom Sucesso, da Rede Globo, em que interpretou o personagem William.
Diego já atuou em mais de 10 musicais, como Wicked, A Noviça Rebelde e Rent, que lhe rendeu a indicação de melhor ator coadjuvante, no Prêmio Reverência. Com sua produtora, a Lab Cultural, Diego Montez produziu “Brilha La Luna, que ficou em cartaz no ano passado, no Teatro Prudential, no Rio de Janeiro.
A atriz, cantora e bailarina Myra Ruiz já tem 12 musicais na carreira. Entre eles, Wicked, em que deu vida à icônica bruxa Elphaba.
Foi protagonista de In The Heights, um dos mais premiados musicais da Broadway. Em 2015, a personagem prostituta Sarraghina, de Nine – um musical felliniano lhe rendeu a indicação a três prêmios.
Em 2019, estreou em Meu Destino é Ser Star, com direção de Renato Rocha. No audiovisual, Myra fez sua estreia como a protagonista da série de TV (Des)encontros, no Canal Sony.