Na manhã desta segunda- feira (24/8), o reitor Sylvio Puga anunciou a construção de um novo bloco para o Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/ Ufam).
A edificação terá 3.200 m², localizada no setor Norte do campus, e a disposição interna será definida pelo programa de necessidades do Instituto. Durante a reunião, o reitor informou que a obra deverá ser entregue em 20 meses.
A prefeita do Campus, arquiteta Carmem Silvia Viana Guimarães, explicou que a construção visa atender a necessidade do IFCHS.
“O reitor Sylvio Puga solicitou nesta data um novo prédio para a prefeitura elaborar. Desta forma tenho a dizer, que o curso ganhará um bloco já no novo molde do setor norte, sendo ele 1 térreo mais 3 pavimentos, perfazendo um total de 3.200m² de área construída. Será um grande avanço para o curso”, falou.
IFCHS
O Instituto atende mais de 2.050 alunos, em Manaus, distribuídos nos cursos de graduação de Ciências Sociais, Serviço Social, Filosofia, Geografia e História, além de 400 alunos no curso de Licenciatura Indígena das etnias Yanomami, Tukanos, Baniwa, Nhengatu/São Gabriel da Cachoeira, Nhengatu/Santa Isabel do Rio Negro.
No interior do estado, a atuação ocorre também junto ao Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), atendendo 148 discentes, nos cursos de Geografia, em Uarini, e História em Humaitá e Santo Antônio do Içá.
Na Pós-Graduação, há a oferta de cursos nos Programas de Antropologia (mestrado e doutorado), Geografia (mestrado, doutorado e um curso direcionado a rede Estadual de Ensino), História (mestrado e doutorado), Serviço Social (mestrado), Sociologia (mestrado), Sociedade e Cultura na Amazônia (mestrado) e Filosofia (mestrado profissional; Minter Ufam/Unb; Dinter Ufam/Unicamp).
De acordo com o diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professor Raimundo Nonato Pereira da Silva, nos últimos quatro anos houve uma ampliação nas atividades dos cursos Graduação e Pós-Graduação.
“Não é somente um espaço físico que ele representa, além disso a nova sede trata-se de um espaço simbólico que demonstra a relevância dos cursos de Ciências Humanas para a sociedade e isso reflete no campo da formação. Há uma ampliação significativa na oferta de cursos de pós-graduação, além de ganharmos espaços otimizados para atender as exigências do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no que diz respeito às atividades das Licenciaturas”, explicou o diretor.
O professor destacou ainda os impactos do Instituto para a sociedade amazonense, tendo atividades não só em Manaus, mas também no Alto Rio Negro, Alto Solimões, Médio Solimões e Sul do Amazonas.
“Nós formamos egressos que atuam em diversas instituições (municipais, estaduais, federal e privadas). Recebemos a notícia da nova sede com satisfação e o prédio vem coroar o nosso compromisso, firme e coeso, com as Ciências Humanas no campo do Ensino, Pesquisa e Extensão. A ampliação vem em função do trabalho dos professores, técnicos e alunos, atendendo as demandas acadêmicas do Instituto”, finalizou.
Fonte: Ufam/Ascom