Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Professores do ICSEZ de Parintins lançam livro sobre Associativismo Rural

Compartilhe:

Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade Amazônica, vinculado ao curso de Zootecnia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam) em Parintins, lançou, em 21/08, o livro Associativismo e cooperativismo em Parintins, AM: desafios e perspectivas.

O livro é resultado da pesquisa realizada junto às associações e cooperativas rurais de Parintins no período de dezembro de 2018 a junho de 2020.

O GP é coordenado pela professora Sandra Helena da Silva, do curso de Serviço Social, e pelo professor José Carlos Martins Brandão.

A pesquisa recebeu o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital Universal.

“No livro traçamos uma revisão histórica do associativismo em Parintins, destacando as ações desenvolvidas pela Coopjuta”, afirmou a pesquisadora Silvane Mascarenhas de Almeida.

A organizadora do livro Sandra Helena da Silva destacou que “no cenário contemporâneo são apresentados os desafios postos às comunidades rurais para a criação e manutenção das associações e cooperativas de trabalhadores e trabalhadoras rurais”.

Isso indica, segundo ela, a necessidade da ampliação de políticas públicas que fomentam e apoiem o associativismo e cooperativismo rural na região de Parintins já que esses mecanismos, essenciais para a geração de trabalho e renda e, para a conservação ambiental das águas, terras e florestas amazônica, precisam ser mantidos.

O livro está disponível no formato impresso e a ideia é que os exemplares físicos possam ser distribuídos sem custo para as lideranças das comunidades rurais da região de Parintins.


Fonte: Ufam/Ascom

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.