Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Ciências Florestais da Ufam tem projeto aprovado no fundo ambiental do AM

Compartilhe:

Professores do Departamento de Ciências Florestais da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas tiveram projeto aprovado no Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema).

O projeto vai receber recursos para geração de informações científicas, tecnológicas e inovação para concessão de florestas públicas no estado do Amazonas.

Denominado Apoio à adaptação e transferência de tecnologia para concessão de florestas públicas do estado do Amazonas, o projeto  foi aprovado na última reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente, no dia 14 de agosto, e agora possui um valor global de R$ 2,4 milhões para execução do projeto em dois anos.

Os objetivos da pesquisa são realizar levantamento socioeconômico, faunístico e ambiental das áreas-objeto de concessão florestal; realizar levantamento qualitativo-quantitativo florestal potencial de produção para identificação de unidades de Manejo Florestal; precificação e demanda de produtos e serviços florestais em ambiente de concessão florestal e suas garantias; geração de informações para construção de instrumentos legais e regras para ambiente legal nas concessões florestais e modelar cenários de concessão e inserção/destinação de áreas para comunidades tracionais.

Segundo o coordenador do projeto, professor Sérgio Luiz Gonçalves,  “desde 2012, a Universidade Federal do Amazonas, por meio do Departamento de Ciências Florestais da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), com o auxílio multidisciplinar de diversos profissionais, vem trabalhando no desafio de estudar o tema de avaliação e valoração de florestas públicas, em particular em ambiente de concessão de florestas, a fim de propor metodologias com amparo técnico para a questão, o que pode ser uma excelente oportunidade com essa proposta aprovada para dar escala a esses conceitos”, disse.

A equipe do projeto é formada pelos professores Sérgio (coordenador); Alexandre Almir Ferreira Rivas FES/Ufam (vice-coordenador); Nabor da Silveira Pio; André Luiz Alencar de Mendonça; Joberto Veloso de Freitas; e ainda fazem parte do comitê consultivo o engenheiro Francisco Itamar Gonçalves Melgueiro (SEMA) e a engenheira Elcione Pamplona (IPAAM).

“Certamente que as informações geradas deverão impulsionar Pibics, dissertações e o envolvimento de alunos da Engenharia Florestal nesse tema, espera-se que a proposição de modelos de concessão resultantes do projeto possam contribuir com o processo de governança florestal estadual, investimentos privados e a apropriação de royalties pelo Estado, além de empregos a serem gerados no interior”, disse o coordenador do projeto.


Fonte: Ufam/Ascom

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.