Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Clima, pós-pandemia e cessar-fogo são temas da assembleia da ONU

Compartilhe:

A pandemia da Covid-19 levou as Nações Unidas a organizarem o primeiro debate geral virtual de sua história com líderes internacionais.

Cada país poderá ter um representante no hall da Assembleia Geral, que em muitos casos será o embaixador dos Estados-membros.

O objetivo é limitar a ocupação da Assembleia para 200 pessoas, no máximo, evitando assim riscos de contaminação com o novo coronavírus.

Covid-19

Segundo o porta-voz do secretário-geral, Stephane Dujarric, essa quantidade representa menos de 10% da ocupação normal da Casa no primeiro dia do debate geral, que já chegou a mais de 2 mil pessoas.

Numa entrevista a jornalistas, às vésperas da abertura do debate, o chefe da ONU, António Guterres, informou que priorizará três temas este ano: o cessar-fogo global, um apelo que ele lançou no início do ano, especialmente por causa das consequências da Covid-19, ação climática e a recuperação do mundo depois da pandemia.

A ONU também confirmou que devido à crise de saúde pública, este ano não haverá o tradicional almoço dos chefes de Estado e Governo, oferecido pelo secretário-geral, nem os chamados encontros paralelos, que podem alcançar várias centenas entre os líderes internacionais, representantes do setor privado e da sociedade civil, que se reúnem todos os anos na sede da ONU.

Língua Portuguesa

Dentre os países de língua portuguesa Brasil e Angola falam logo no primeiro dia. O Brasil será o primeiro a tomar a tribuna e Angola, o nono da parte da tarde.

Na lista de quarta-feira encontra-se apenas um país lusófono: Moçambique que fala pela manhã.

Timor-Leste, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe discursam na tarde de quinta-feira.  Neste mesmo dia, participa um outro país, onde o português é língua oficial: Guiné-Equatorial.

Segurança

O novo presidente da Assembleia Geral, Volkan Bozkir, que assumiu o posto em15 de setembro, afirmou que encoraja o reinício gradativo de reuniões presenciais na sede da ONU cumprindo todos os protocolos de segurança para a entrada no prédio.

Até a tarde desta sexta-feira, a organização já havia recebido mais de 20 gravações de discursos e não tinha nenhuma confirmação sobre a presença de chefes e Estado e Governo no hall da Assembleia Geral incluindo o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, o país anfitrião.

Fonte: ONU News

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.