Pandemia evidencia a importância do biomédico no sistema de saúde

Compartilhe:

Considerado um dos principais profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente de combate ao Covid-19, o biomédico tem desempenhado um papel de extrema importância neste período.

Desde o diagnóstico da doença, pesquisas para compreender o vírus, criação de medicamentos e, agora, na corrida pela vacina, o biomédico tem sido fundamental para o desenvolvimento da saúde pública mundial.

“Quem sequenciou e liderou no Brasil o genoma do coronavírus foi uma biomédica, Jaqueline Goes, profissional muito experiente que já havia atuado no trabalho de combate a outros vírus”, destaca a coordenadora do curso de Biomedicina do Centro Universitário Fametro, Marjorie Leite.

É através do sequenciamento que é possível descobrir as características do vírus, rastrear sua capacidade de adaptação ao ambiente, conseguir prever um possível surto e traçar estratégias para conter a doença.

A coordenadora ainda explicou a importância dos testes rápidos, que também contam com a participação de biomédicos em seu desenvolvimento.

“A testagem é essencial por conta do momento em que estamos passando, devido os pacientes precisarem do diagnóstico para que sejam feitas as intervenções necessárias”, ressalta a coordenadora.

A profissão de biomédico foi regulamentada há cerca de 40 anos, e, apesar de ser comumente presente na área de análises clínicas, por ele sair da faculdade já com esta habilitação, mas o seu mercado é extremamente amplo, tanto no setor público quanto privado, e oferece mais de 30 opções de especializações, incluindo reprodução humana, radiologia, estética, banco de sangue, toxicologia, genética e auditoria.

Quem escolhe a biomedicina pode trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios médicos, indústrias, universidades e centros de pesquisa.

“No início de carreira, dependendo da área escolhida, o salário inicial do Biomédico é de R$ 3 mil, e pode chegar a muito mais que isso, principalmente se o profissional investir em uma clínica”, revela a Marjorie Leite.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.