Unesco realça poder da criatividade em vídeo em língua portuguesa

Compartilhe:

Uma forte aliada do entendimento entre os povos. Uma impulsora da paz e do diálogo foi assim que a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, definiu a poesia.

Segundo a Unesco, os versos reafirmam a humanidade e mostram que pessoas em todas as partes do mundo têm os mesmos anseios, compartilham dos mesmos sentimentos e questões.

Identidade

Neste Dia Mundial da Poesia, 21/3, a agência lembra que ela é apreciada em todas as culturas ao longo da história e é uma das formas mais ricas de expressão e identidade cultural e linguística.

Há um ano no início da pandemia, a ONU News pediu a poetas,escritores e amantes da poesia em todo o mundo para contar em versos como a crise da Covid-19 os afetava.

O vídeo para a ONU News foi gravado em vários países de língua portuguesa e aberto pelo escritor moçambicano, Mia Couto.

Línguas sob risco

Língua sob O Dia Mundial da Poesia foi criado em 1999 durante a 30ª sessão anual da Unesco, em Paris. 

Um dos principais objetivos da data é apoiar a diversidade linguística por meio da expressão poética e oferecer às línguas sob risco de extinção a oportunidade de serem ouvidas em suas comunidades.

A data também quer incentivar a leitura, a escrita e o ensino da poesia promovendo um diálogo cultural com a dança, as artes dramáticas e a pintura.
No ano passado, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, declarou que a poesia tem o poder de lembrar a todos da resiliência do espírito humano.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.