Fakes news e cancelamento em abordagem de tempos extremos

Compartilhe:

[…] As fakes News são viróticas. Elas não se alimentam, apenas alimentam ou retroalimento um organismo em decomposição. Baudrillard via nesse imaginário da incontinência uma metástase social. Passamos agora da metástase do câncer definitivamente para a figura do vírus. São dinâmicas diferentes e expectativas aleatórias.

Se, como imaginava o pensador francês que passara do marxismo estruturalista ao niilismo ou paroxismo indiferente (ou paradoxismo), havia quatro estágio do valor: valor de uso, valor de troca (mercado), valor signo (tudo circula, tudo comunica, mas para dizer o quê?) e estágio viral, pelo qual tudo se irradia sem retorno nem direção planejada, podemos imaginar um quinto estágio, mais extremo do que o extremo, hiper-extremo:  o estágio de manipulação por algoritmos ou estágio da inteligência artificial.

Uma das usas fases é o cancelamento: tudo se neutraliza e anula. Seu outro nome: “capitalismo de vigilância”. A vida sob controle sob adesão individual.

Por muito tempo, o valor de uso manteve-se como um sinal da relação com a natureza. A pergunta que poderia se fazer era simples: para que serve?

O estágio do valor de troca, regido pela mercadoria como organizador social, alterou a pergunta para: quanto custa?

No valor-signo, a questão ficou mais abstrata: quais os significados?

Na etapa viral ainda era possível perguntar algo assim: para onde vai?

No tempo extremo do cancelamento, quando até a língua natural encontra o seu limite, a pergunta ganha uma dimensão singular: a quem serve?

Existe valoro de uso, de troca, de signo e viral, mas tudo pode ser anulado por uma ameaça extrema e irreversível que aniquila os sentidos […]

 

Juremir Machado da Silva, em Mídia e imaginário em tempos de crise, capítulo do livro Laço Social e tecnologia em tempos extremos: imaginário, redes e pandemia (Sulina, 2020); Orgs.: Cristiane Freitas Gutfreind, Juremir Machado da Silva e Philip Joron.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.