Especialista propõe novos métodos para reduzir gastos em instituições públicas

Compartilhe:

O livro intitulado Modernizando Processos em um Ambiente Público (Appis), do administrador Paulo César Nunes de Souza e Mello, servidor da Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), já está disponível na rede de revendedores virtuais, entre os quais, Amazon, Americanas e Submarino.

A obra, no mercado desde o início do ano, é um referencial no estudo e na proposta para modernizar as instituições públicas, como também para outras pesquisas da área.

O autor é graduado em Administração (Ufam), mestre em Engenharia de Produção (Ufam), especialista em Gerência Financeira e em Instrumentos de Gestão para Organizações Públicas. Atua na Instituição desde 1996, na Proadm.

O autor discute os processos logísticos como estratégicos para a manutenção de vantagens competitivas e a adequada aplicação dessa visão ao setor público, de modo a fomentar a busca incessante pela qualidade no atendimento e satisfação do cliente.

Apresenta uma relevante contribuição para o dimensionamento dessas atividades nas instituições de ensino superior, sobretudo as públicas.

Nesse sentido, faz um relato de sua jornada em meio a uma excelente revisão de literatura composta de temas, como logística, modelagem de processos, incluindo seu ferramental e metodologias que apoiam o exame de seu objeto por meio da construção de cenários com simulação de otimização de processos críticos.

O estudo levou o pesquisador, a partir de um cenário dispendioso da estrutura de processos e procedimentos logísticos em que se encontrava a Coordenação de Almoxarifado do Departamento de Materiais da Ufam, apresentar uma proposta de modernização dos processos e procedimentos com o objetivo de reduzir custos, retrabalho e assegurar a eficiência e eficácia do setor.

Para o êxito nessa caminhada, o autor entremeia os aspectos conceituais com os elementos práticos retirados de sua experiência de atuação na Instituição, resultando em uma pertinente reflexão sobre os processos meios essenciais para o funcionamento dinâmico e qualificado do setor.

“Quando comecei a verificar os processos e procedimentos na Coordenação de Almoxarifado da Ufam percebi o quanto era dispendioso para a Instituição. O livro é resultado da minha pesquisa de mestrado em Engenharia de Produção, que se caracterizou com a identificação dos processos e procedimentos críticos que se davam no setor. O objeto de estudo foi criar novos modelos de procedimentos e processos com o intuito de diminuir perdas econômicas, retrabalhos e atender a comunidade com mais presteza”, ressaltou o autor Paulo César Mello.


Fonte: Ufam/Ascom

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.