PPGEDAM da UFPA oferece 36 vagas para mestrado e doutorado

Compartilhe:

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) torna público o Edital de seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e de Doutorado Profissional.

O início do curso está previsto para agosto de 2021.

São ofertadas 20 (vinte) vagas para o mestrado e 10 (dez) vagas para o doutorado. As inscrições podem ser realizadas pelo site http://www.seletivo.ppgedam.com.br até o dia 29 de abril de 2021.

No ato da solicitação de inscrição, os candidatos devem enviar:  Curriculum Lattes (PDF); projeto de dissertação/tese e uma carta de intenções.

As etapas da seleção do processo seletivo envolvem análise do projeto de dissertação/tese; análise da carta de intenções; defesa oral do projeto de dissertação/tese e carta de intenções;  análise do Curriculum Lattes.

Programa

Avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com  nota 5, o PPGEDAM é um programa interdisciplinar que objetiva qualificar profissionais para atuar na gestão pública ambiental, elaborar e desenvolver projetos de uso e aproveitamento sustentável dos recursos naturais, além de identificar oportunidades econômicas e sociais de desenvolvimento que privilegiem o uso sustentável da biodiversidade amazônica.

O programa atua por meio de duas linhas de pesquisa: Gestão Ambiental, que trata da gestão do meio ambiente e do território, envolvendo: diagnóstico, análise de risco, planejamento, gestão e governança ambiental em áreas protegidas (indígenas, unidades de conservação, terras de marinhas etc.), cidades e espaços rurais; e Uso e Aproveitamento de Recursos Naturais, que envolve o uso e aproveitamento de recursos vegetais para a produção de fármacos; água da chuva para construção de sistemas comunitários de abastecimento; potencial pesqueiro regional; floresta nativa e do reflorestamento para o pagamento de serviços ambientais.


Fonte: UFPA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.