Artistas levam arte surgida nas grandes cidades para área rural de Parintins

Compartilhe:

A alegria da arte urbana grafitada por Kermerson Freitas, 24, e Alziney Pereira, 25, agora toma conta das comunidades rurais do município de Parintins (AM).

Pelo menos três localidades deverão receber obras dos artistas por meio do projeto Arte da Ribeira, aprovado no prêmio Feliciano Lana da Lei Aldir Blanc.

Os grafiteiros de codinome Curumiz iniciaram a primeira etapa do projeto pela comunidade de vila Amazônia, fundada a partir da imigração japonesa de 1931 para a Amazônia.

A vila, hoje um assentamento do Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra), está localizada na foz do Paraná do Ramos, na margem direita do rio Amazonas, a certa de 15 quilômetros de Parintins em linha reta.

A

O Grafite na parede da casa de seu Paulo, 77, resgatou a história do início do desenvolvimento econômico de Vila Amazônica com a presença dos imigrantes japoneses e o cultivo a juta.

O povo do sol nascente não esteve somente representado na pintura, mas também no diálogo entre o dono da casa e os grafiteiros que conversaram sobre os fundadores da comunidade.

A próxima comunidade a ser visitada é Zé Açu, também nas proximidades da sede do município, no lago do mesmo nome, com entrada pelo Paraná do Ramos.

Projeto

O Street Arte Ribeira: grafitando as comunidades Ribeirinhas de Parintins é um projeto que visa produzir grafites nas comunidades do interior próximas da cidade de Parintins, construindo obras que são do Street Art (Arte Urbana), geralmente, só encontradas nos grandes centros urbanos, mas que serão feitas em moradias e locais da zona rural da Amazônia.

Dessa foram os artistas fazem com que o grafite chegue a espaços onde a cultura e a vivência do interior se diferencia da zona urbana, principalmente no que se referee a suportes, como as moradias construídas sobre palafitas.

Nesses locais, observam os artistas, a ligação entre os seres humanos e a natureza é mais próxima e mais presente.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.