Idam faz seminário com especialistas visando a pecuária sustentável

Compartilhe:

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, nessa terça-feira (13/04), o Seminário sobre Pecuária Intensiva em Sistema de Pastejo Rotacionado.

A programação, totalmente virtual, contou com a participação de pesquisadores e profissionais renomados na área e de referência nacional e internacional.

O evento teve como objetivo capacitar técnicos que atuam na atividade de pecuária em 22  dos 62 municípios do estado,

A iniciativa faz parte das ações do Idam para 2021, que visam intensificar o desenvolvimento da pecuária no Amazonas, de forma tecnológica, com a transição da criação de gado em sistema tradicional (gado solto e sem manejo) para o sistema intensivo, onde são utilizados o pastejo rotacionado e o manejo de pastagem.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Instituto está investindo em capacitações, por meio do programa de treinamentos com a consultoria da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) para recuperação de áreas degradadas, com pastagem e manejo de pastagem no Amazonas.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“A estratégia é sair da pecuária extrativista, aquela que o produtor faz a pastagem sem repor nenhum componente químico, para a pecuária regenerativa, onde a pastagem passa a ser cultivada de forma sustentável, intensiva e rotacionada. Na área urbana de Parintins já temos 18 produtores que estão utilizando o pastejo rotacionado”, disse Valdenor.

Ele também enfatizou que o sistema de produção na pecuária precisa desse ajuste para que seja possível avançar na atividade, que é considerada promissora e de expressivo retorno econômico para o estado.

Para a gerente de Apoio à Produção Animal do Idam, Meyb Seixas, essas atividades são necessárias para que as equipes possam levar conhecimento técnico e tecnologias para o campo.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.