ManausCult debate cooperação sociocultural com El Salvador

Compartilhe:

 

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) iniciou tratativas para criação de um Projeto de Lei (PL), que pretende instituir parceria sociocultural entre a capital amazonense e San Salvador, capital de El Salvador, visando à criação de ações de caráter integrativo, pautadas no desenvolvimento sustentável, na preservação da cultura e no intercâmbio de experiências entre as duas cidades.

A futura parceria foi discutida na manhã dessa quinta-feira (22/4), entre o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, e o cônsul honorário de El Salvador, Amílcar Aguiar Baires.

O encontro abordou o intercâmbio cultural nas artes, gastronomia e medicina tradicional; Manaus como destino turístico para os salvadorenhos; educação, formação e qualificação em áreas técnicas, além de instalação de polos tecnológicos e parques de serviços destinados à produção e exportação de bens.

“Pensando de forma sistêmica, temos a oportunidade de agregar novas tecnologias e incorporar conceitos ambientais, sociais, culturais e econômicos ao nosso dia a dia”, enfatizou Alonso.

Com a missão de resgatar o protagonismo do turismo local no terceiro setor, para ele, a possibilidade da criação das cidades-irmãs é uma oportunidade para alavancar o segmento e promover, também, a cultura, a educação e a geração de novos postos de trabalho.

Em nota técnica, a Manauscult aprova o Acordo Bilateral de Cidades-Irmãs entre Manaus e San Salvador, e destaca que o acordo transformará a capital amazonense no hub brasileiro para a América Central e Caribe, uma vez que a cidade já conta com voo para o Panamá.

O Projeto de Lei, após validado pela Casa Civil, seguirá para votação na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“Em nome do nosso presidente, Nayib Bukele, convidei, pessoalmente, o prefeito David Almeida para capitanear a comitiva da prefeitura, empresários amazonenses e entidades de classes como Fieam, Cieam, CDLM, Sebrae e Suframa, para conhecer nosso país e as oportunidades que estamos propondo”, informou o cônsul Amílcar Baires.

Oportunidades

Conforme a nota técnica apresentada pela Manauscult, as principais oportunidades socioeconômicas que serão criadas com o acordo bilateral são:

  1. programa de cooperação técnica em capacitação da mão de obra e manutenção de aeronaves na cidade de Manaus;
  2. programa de cooperação técnica em capacitação e qualificação técnica na área de gestão portuária de San Salvador; programa de cooperação governamental e da iniciativa privada na consolidação de um voo Bogotá/Manaus/San Salvador, junto à companhia aérea Avianca, com vistas a transformar a capital amazonense no hubbrasileiro para América Central e Caribe, uma vez que Manaus já conta com voo para o Panamá com a Copa Airlines;
  3. programa integrado de divulgação e promoção turística dos dois destinos: San Salvador no Brasil e Manaus em toda a América Central.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.