Fundação indígena destaca trabalho do projeto Yandé Muraki

Compartilhe:

A Fundação Estadual do Índio (FEI) destaca o trabalho indígena por meio do projeto Yandé Muraki, centro empreendedor que possui um stand de fabricação e comercialização de produtos artesanais, como vestimentas e medicamentos feitos com produtos naturais extraídos da floresta.

Yandé Muraki significa Nosso Trabalho na língua nheengatu, língua desenvolvida a partir do tupinambá, falada ao longo de todo o vale amazônico brasileiro até a fronteira com o Peru, na Colômbia e na Venezuela; língua geral amazônica.

O diretor presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, parabeniza a qualidade e o processo de produção feito à mão por produtores que se mantêm ativos nesta pandemia.

“Os artesãos são um exemplo de resistência e persistência no trabalho que, mesmo diante do grande problema de saúde que enfrentamos, se reinventaram e não deixaram de produzir os seus produtos; e sem deixar de seguir todos os protocolos de segurança”, disse.

Contando com 20 produtores, o projeto Yandé Muraki está ativo desde 2019 e tem como principal objetivo motivar a produção dos belos enfeites, vestimentas e remédios naturais. Isto também contribui de forma positiva para a divulgação da cultura indígena amazonense.

A artesã Micilene Tikuna conta como é difícil conseguir trabalhar e vender seus artigos:

“Durante a pandemia as vendas caíram bastante, mas conseguimos nos manter com vendas delivery (entrega em domicílio). Além disso, hoje em dia, para poder promover alguma exposição precisamos saber escolher bem o local em que será vendido, para não causar aglomeração e, também, conseguir clientes para vender as mercadorias e assim conseguir lucro”, afirmou.

Endereço

O Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki funciona de segunda a sábado, nos horários de 8h às 17h, na rua Monsenhor Coutinho, 129, Centro, zona sul da capital.

Para entrar em contato com os responsáveis sobre a disponibilidade de produtos, valores e outras informações, tem disponível o número (92) 99320-7077.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.