UEA e Semed lançam livro sobre formação de professores e professoras

Compartilhe:

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançam, nesta terça-feira (04/5), por meio de live, o livro digital Formação de professores e professoras: Lugares, Saberes e Subjetividades.

O evento ocorrerá no canal da TV Lepete no YouTube, às 15h, seguido de uma Roda de Conversa com os autores do livro.

O livro está na plataforma de periódicos da UEA. É grátis!  

Organizado pelas professoras da UEA, Eglê Betânia Wanzeler e Maria Quitéria Afonso, o livro constitui-se do conjunto das experiências resultantes do curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente.

A Especialização faz parte do projeto Oficina de Formação e Serviço (OFS) realizado em oito escolas da rede municipal de Manaus, nas quais influem escolas nas zonas rural e ribeirinha.

A partir do curso, foram gerados artigos científicos e relatórios que, posteriormente, deram vida à obra. Foram incluídos no livro 98 artigos e resumos dessas experiências.

A Especialização foca na formação continuada de professores em serviço dentro da escola. Essa construção é feita através de pesquisa-ação colaborativa, que oferta nas escolas conteúdos de reflexão teórica sobre a prática, a fim de promover a formação continuada da instituição, mas com respeito à realidade de cada órgão. Cada escola participante produziu o próprio projeto formativo a partir das necessidades e demandas que foram problematizadas ao longo de dois anos de trabalho.

“O processo para concepção da obra nasce a partir da ideia de que o que a escola produz precisa ser respeitado, reconhecido e estar numa relação de simetria. Não há hierarquia entre o saber científico da universidade e o saber pedagógico da escola. Ambos têm o mesmo potencial de reflexão sobre a vida e a sociedade. É muito importante que os resultados produzidos pela universidade e a escola cheguem a todos”, ressalta a professora Eglê, que é coordenadora do Lepete.

A professora comenta ainda, que a obra é destinada, de maneira geral, a trabalhadores e pesquisadores da rede de educação, para observar o que e como os colegas produzem.

Link do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCrDR0qMQe9XBXSVVPE1LMNg

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.