Aparato adquirido pela Ufam e Samsung simula linha industrial 4.0

Compartilhe:

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebeu da empresa Samsung, por meio do Projeto Super, um conjunto de equipamentos que simula uma linha de produção moderna, o qual irá colaborar para o aperfeiçoamento da formação dos estudantes dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Engenharia de Produção.

A entrega foi feita no último dia 15 de abril e a liberação para uso, no dia 23 do mesmo mês.

Compondo o Laboratório de Aplicações de Indústria 4.0 do Centro de P&D em Tecnologia Eletrônica da Informação (Ceteli), os novos equipamentos somam-se às demais aquisições resultantes das ações do Samsung Ufam Project for Education and Research – Super [Projeto Samsung Ufam para Educação e Pesquisa], que visa estimular a capacitação e a pesquisa em nove cursos de graduação da Ufam ( Ciência da Computação, Engenharia Elétrica – Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Design).

A aparelhagem custou à Samsung R$ 1,4 milhão, valor financiado com recursos da Lei de Informática.

“Já foram adquiridos muitos equipamentos pelo Projeto Super. A gente está chegando perto dos R$15 milhões em equipamentos. Já compramos, por exemplo, computadores para o laboratório de Design, computadores para o Icomp [Instituto de Computação], servidores, projetores. Foram muitos equipamentos comprados até agora”, declara a diretora do Icomp e coordenadora do Super, professora Tanara Lauschner.

De acordo com o professor Vicente Lucena Jr., pesquisador coordenador das atividades de indústria 4.0 no Ceteli do Super, o laboratório implementa os conceitos da chamada Indústria 4.0, possui comunicação em rede e elementos físicos integrados na forma de um único componente.

“Sistemas Cyber-Físicos incluem computadores, atuadores e sensores com capacidade para se comunicar em tempo real e conectados a um ambiente virtual simultaneamente. Esperamos que a pandemia permita que em breve possamos utilizá-lo de forma presencial”, explica.

Além de servir aos estudantes dos cursos da Faculdade de Tecnologia, o laboratório atenderá aos cursos de capacitação oferecidos pelo Super e às pesquisas de mestrado e doutorados relacionadas ao tema.

Super Tech Week

Com um ano de existência o Super já realizou diversas ações que beneficiaram a comunidade universitária da Ufam.

Apresentar as atividades de pesquisa e inovação desenvolvidas ao longo do primeiro ano do projeto Super é o objetivo da I Super Tech Week, que ocorre de 11 a 14 de maio.

O evento é totalmente virtual. São mais de 100 projetos de iniciação científica e tecnológica, palestras com especialistas e muitas atividades.

Maias na página do Super.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.