Chefe da ONU destaca relevância global da língua portuguesa

Compartilhe:

As Nações Unidas divulgaram para este 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma mensagem em vídeo sobre a importância da data, celebrada desde 2009.

Há dois anos, a agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, declarou o 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa num reconhecimento do papel internacional do idioma, o primeiro da história a ser globalizado.

Criação

O secretário-geral António Guterres, felicitou a Cplp, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que reúne as nove nações que têm o idioma como língua oficial além de dezenas de países-observadores entre eles: Reino Unido, França, Japão, Argentina, Hungria, Senegal e Turquia.

“Felicito à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP, por esta iniciativa de celebrar no contexto das Nações Unidas, o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Esta data é também um exemplo daquilo que a CPLP tem conseguido atingir no ano em que celebrará o vigésimo-quinto aniversário da sua criação.

Nas Nações Unidas, como noutras organizações internacionais, a língua portuguesa é uma via privilegiada para chegar a vastos estratos populacionais espalhados por todos os continentes.O sucesso do serviço em língua portuguesa da ONU News é nisso um bom exemplo.”

Desafios

Para o chefe da ONU, que foi primeiro-ministro de Portugal, a riqueza de uma língua se mede pela sua diversidade e inclusão de vozes variadas.

Falada nas Américas, na Europa, na África e na Ásia, o português é também língua oficial em Macau, na China, num universo de mais de 285 milhões de pessoas.

Segundo Guterres, a comemoração em 2021, como no ano passado, acontece em meio a desafios.

“Celebramos este Dia Mundial num contexto de desafios complexos. As línguas têm um papel insubstituível enquanto traço da união entre povos, onde a diversidade e a multiculturalidade ganham raízes. Contudo a sua maleabilidade presta-se também à propagação de desinformação. O papel da língua portuguesa e de todas as línguas na mobilização e disseminação do conhecimento e da informação credível e verificada será particularmente importante no presente e no futuro. A riqueza de uma língua mede-se pela diversidade e pela inclusão das suas vozes.”

Na mensagem, o secretário-geral dirigiu-se diretamente a meninas, mulheres e jovens.

Processos de decisão

“Permita-me uma palavra especial para mulheres e meninas que têm e perpetuam o português como língua materna:
Garantir a participação plena, significativa e efetiva das mulheres e dos jovens em todos os processos de decisão será a única forma de assegurar o sucesso do nosso empenho em dar a resposta aos desafios do presente e a reconstruir melhor. Este Dia Mundial é um reconhecimento justo da relevância global da língua portuguesa. Estou seguro de que o seu futuro continuará a ser enriquecido pela diversidade e solidariedade de todas as suas vozes. Muito obrigado.”

Nas Nações Unidas, as celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa são dirigidas por Cabo Verde, que ocupa a presidência rotativa da Cplp. Em todo o mundo, deverá haver mais de 150 atividades de comemoração em pelo menos 44 países.

Leia a íntegra da mensagem do secretário-geral António Guterres sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa:

Felicito à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP, por esta iniciativa de celebrar no contexto das Nações Unidas, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. 

Esta data é também um exemplo daquilo que a CPLP tem conseguido atingir no ano em que celebrará o vigésimo-quinto aniversário da sua criação.

Nas Nações Unidas, como noutras organizações internacionais, a língua portuguesa é uma via privilegiada para chegar a vastos estratos populacionais espalhados por todos os continentes.

O sucesso do serviço em língua portuguesa da ONU News é nisso um bom exemplo.

Celebramos este Dia Mundial num contexto de desafios complexos. As línguas têm um papel insubstituível enquanto traço da união entre povos, onde a diversidade e a multiculturalidade ganham raízes.

Contudo a sua maleabilidade presta-se também à propagação de desinformação.

O papel da língua portuguesa e de todas as línguas na mobilização e disseminação do conhecimento e da informação credível e verificada será particularmente importante no presente e no futuro.

A riqueza de uma língua mede-se pela diversidade e pela inclusão das suas vozes.

Permita-me uma palavra especial para mulheres e meninas que têm e perpetuam o português como língua materna: 

Garantir a participação plena, significativa e efetiva das mulheres e dos jovens em todos os processos de decisão será a única forma de assegurar o sucesso do nosso empenho em dar a resposta aos desafios do presente e a reconstruir melhor.

Este Dia Mundial é um reconhecimento justo da relevância global da língua portuguesa.

Estou seguro de que o seu futuro continuará a ser enriquecido pela diversidade e solidariedade de todas as suas vozes.

Muito obrigado.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.