Ufam abre inscrições para doutorado em Educação em Ciências e Matemática

Compartilhe:

São ofertadas quarenta vagas do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) que integram Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal Brasileira, denominada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC).

As inscrições devem ocorrer até quinta-feira, 27, no link: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/programa/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=379

Acesse edital: https://bit.ly/3xYVW8p

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) integra a rede do PPGECEM/REAMEC cujo objetivo é a formação de pesquisadores nessa área de conhecimento.

Dentre os requisitos para a inscrição online, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos em formato PDF: formulário de inscrição (anexoVI/edital);Identidade, CPF e título de eleitor com comprovante da última eleição; carta assinada pelo pró-reitor de Pós-Graduação da IES de origem do candidato, associada à REAMEC; diploma de graduação, expedido por IES/Curso reconhecido pelo MEC:  Licenciaturas nas áreas de: Biologia, Ciências Naturais, Química, Física, Matemática e Pedagogia (fotocópia autenticada em cartório); Bacharelado em: Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia (fotocópia autenticada), desde que acrescida de comprovação de experiência docente em Licenciaturas da área ou de produção acadêmica na área de Educação em Ciências ou Educação Matemática.

E, também, em outras áreas relacionadas ao Programa, desde que acrescido de comprovação de experiência docente em Licenciatura da área e de produção acadêmica na área de Educação em Ciências ou Educação Matemática.

Dando prosseguindo aos requisitos, inclui também: diploma do curso de Mestrado, conferido por instituição de Ensino Superior que tenha Programa de Pós-Graduação reconhecido e avaliado com nível mínimo 3 pela CAPES. Candidatos que ainda não possuam o diploma de mestrado, no ato da inscrição, deverão apresentar cópia da Ata de Defesa do Curso realizado (não ter decorrido mais de dois anos da defesa) e atestado da instituição confirmando sua titulação. Em caso de curso no exterior, o diploma deve estar devidamente revalidado no Brasil (fotocópia autenticada).

Uma cópia do Curriculum Lattes dos últimos 5 (cinco) anos atualizado; comprovar vínculo (contracheque, holerite) com a IES Associada à REAMEC: a) vínculo de docente estável; b) vínculo de docente em estágio probatório com a anuência da IES; c) pertencente ao quadro de docentes de IES privadas associadas à REAMEC. Histórico do Mestrado que tenha registro de Língua estrangeira ou certificado de proficiência de língua expedido por Instituição autorizada. Projeto de Pesquisa, conforme a linha de pesquisa do candidato.

E, por último, memorial Acadêmico descritivo, o arquivo contendo o Memorial e identificado conforme a linha de pesquisa do candidato.

Quadro de produção preenchido (modelo no Anexo V/edital), com comprovações dos últimos 5 anos (a partir de 2016), anexas em único documento em formato PDF, na sequência em que aparecem listadas pelo candidato no quadro preenchido.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.