Ufam inicia I Super Tech Week

Compartilhe:

Apresentar as ações desenvolvidas no primeiro ano de existência do Projeto Super é o objetivo da I Super Tech Week, evento online que ocorre de 11 a 14 de maio. A  solenidade de abertura foi realizada na manhã desta terça-feira,11, no auditório do Instituto de Computação (IComp) e transmitida por meio do canal do Super no Youtube.

Com 14 meses em atividade, o Projeto Super já executou inúmeras ações em proveito da formação dos estudantes de tecnologia da Ufam.

Coordenadora geral do Super, a professora Tanara Lauschner apresentou uma visão geral do projeto e dos resultados obtidos até o momento: foram 28 editais de seleção, 469 bolsas implementadas, 278 itens adquiridos e entregues, como máquinas, laboratórios e computadores. Além disso, o Projeto oferece também apoio em matemática, física e inglês, bem como suporte psicológico nesse momento de pandemia.

Também foram realizadas atividades voltadas à inclusão de surdos e mulheres na tecnologia.

“O Projeto Super foi uma demanda da Samsung e foi concebido para diminuir a evasão dos cursos de tecnologia dentro da Universidade Federal do Amazonas aumentando o número de pessoas formadas que nós poderíamos entregar ao mercado de trabalho e melhorando também a formação desses alunos e dessas alunas”, discursou a professora. Eu gostaria de agradecer muito à equipe do projeto. Esse projeto de muita dedicação de toda a equipe, com muitos resultados por conta da dedicação da equipe, que conseguiu superar não apenas os desafios técnicos do projeto, mas também de tocar esse projeto em meio a pandemia da covid-19″, registrou.

Presidindo a abertura do evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga parabenizou a todos os envolvidos pelo Projeto Super e agradeceu às instituições parceiras pelo apoio.

“Quero dizer a vocês que os resultados aqui apresentados nos enchem de orgulho institucional.  E vejam que eles foram alcançados em um ano atípico por tudo que enfrentamos por conta da pandemia. Imagine se não estivéssemos num cenário atípico, mais resultados robustos seriam apresentados nesse momento”, comentou. Este é um projeto que nos enche de orgulho, ele está em sua fase 1, tem outras fases importantes nos próximos anos, então, nós só temos que agradecer a todos vocês que estão no Projeto Super e também aos nossos parceiros: a Samsung que confiou na nossa proposta, a Suframa que avalizou a proposta, e a Faepi [Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do Ifam] que é a instituição que coordena a parte financeira do projeto”, expôs o gestor.

Eusébio Lee, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Eletrônica da Amazônia, apresentou os objetivos do Super a partir de seus personagens, entre eles, a sociedade: “receberá um número maior de profissionais capacitados colaborando com o desenvolvimento econômico do Estado e com a diminuição do déficit de mão de obra. A Samsung sente-se honrada em participar deste evento. Hoje a parceria Ufam-Samsung apresenta os resultados parciais certos de que são os primeiros passos de uma longa jornada”, disse Lee.

Representante da Suframa, o coronel Manuel Fernandes Amaral Filho destacou as qualidades do Projeto Super. “É uma satisfação bastante grande para a Suframa participar ainda que de maneira indireta deste momento. É uma atividade que além de investir naquilo que a gente tem de mais significativo que é a educação, investe no ser humano, investe principalmente no desenvolvimento da nossa região amazônica”, declarou.

Gerente Administrativo da Faepi,  Williams Salgado abordou a satisfação em fazer parte do Super. “É super gratificante estar participando deste projeto. Um projeto importantíssimo, levando conhecimento à sociedade e que está disponível a todos. E também estamos iniciando uma nova etapa dele com a Super Tech Week, aonde eu convido todos a participar e ver que é um projeto interessante, motivador e que agrega muitas informações a todos”, concluiu.

A Super Tech Week é totalmente digital e gratuita. Confira a programação completa e inscreva-se no site super.ufam.edu.br.


Fonte: Ufam/Ascom

Texto: Sandra Siqueira

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.